Parte do programa Resiliência Produtiva em apoio à retomada segura das atividades, o teste PCR pode ser realizado em empresas de todos os tamanhos e acontece em três etapas: Triagem, Testagem e Gestão Médica dos Resultados.
No teste, a coleta do material genético do vírus é realizado por meio da secreção naso-faringe, obtida pelo swab (cotonete). Esse teste detectará o estado atual do colaborador, ou seja, se está ou não com COVID-19.
Considerado o padrão-ouro no diagnóstico, a confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra de raspado de nasofaringe.
Para quem é indicado:
Esse teste é indicado para pessoas que tiveram contato com o vírus há poucos dias e começaram ou não a apresentar sintomas. A Gestão Médica dos Resultados é realizada por uma Central de Resultados que dá apoio aos clientes com contrato exclusivo de RT-PCR com a Firjan SESI.
As etapas:
Triagem PCR Questionário de saúde |
Testagem PCR Incluso coleta terceirizada e análise laboratorial própria (CIS) |
Gestão dos Resultados Devolutiva médica para empresa e para o trabalhador |
A coleta pode ser feita em indivíduos assintomáticos ou a partir do 4°dia após o início dos sintomas e no máximo até o 10° dia.
O teste é indicado para testagem em trabalhadores que não foram contaminados até o momento do retorno, ou seja, durante o período de quarentena não apresentaram atestado médico de afastamento por COVID-19.
Para este teste nossa equipe médica apoiará as empresas que não possuem médico coordenador de PCMSO, fazendo a gestão dos atendimentos e afastando os trabalhadores que testarem positivo, a partir da emissão de atestados médicos.
Para empresas com médico corporativo, nossa equipe atua em parceria para fornecer relatórios dos trabalhadores atendidos e daqueles com indicação de afastamento.