SELECIONE OUTRO SETOR
O setor de TIC
e a Firjan
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware , software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem. Com o avanço das TICs, o modo de se comunicar tornou-se ágil e democrático, possibilitando a manipulação de conteúdos digitalizados e interativos, facilitando o seu compartilhamento "de muitos para muitos" e configurando uma atuação colaborativa.
O Brasil caminha para, muito em breve, possuir uma representatividade em TIC relevante em seu PIB, assim como já ocorre nos países considerados de primeiro mundo. Isso sinaliza o potencial de expansão que as TICs podem oferecer ao país. Atualmente, o Brasil ocupa as primeiras posições no mercado mundial e deseja subir ainda mais no ranking em curto espaço de tempo. Considerando que o país possui a maior taxa de crescimento global do setor e que responde por mais da metade dos gastos de TIC na América Latina, essa meta é bastante viável.
O Brasil já assimilou a relevância da TIC como motor de aceleração socioeconômica de um país. Tal como as tecnologias genéricas, os bens e serviços das TIC são fatores determinantes do crescimento da produtividade industrial e sua competitividade em todos os setores.
Dedicamos especial atenção a essa dinâmica de relações da chamada "Sociedade da Informação e do Conhecimento". Por meio de um plano de apoio à indústria TIC fluminense, fomentamos o desenvolvimento do setor junto às comunidades empresarial, institucional, governamental e acadêmica. Elas recebem acesso às informações de mercado e tendências, conhecem os mecanismos de financiamento e propriedade intelectual, se aprimoram com os cursos de qualificação executiva e profissional e participam de workshops , rodadas e palestras, com foco nos pilares definidos como prioritários pelos especialistas do setor.
A Firjan SENAI oferece ao setor de TIC a Unidade Móvel de Informática.
O setor de TIC é transversal a todos os demais setores, oferecendo diversas aplicações em cada cadeia.