Serviços para o setor
Acesso a mercados
Apoiamos as empresas do setor no sentido de capacitá-las para acessar mercados, construindo conexões e relacionamentos. Para isso, recorremos a missões empresariais como a Drupa e a Expoprint. A Drupa é a maior feira gráfica mundial. Ocorre a cada quatro anos na Alemanha, berço da indústria gráfica.
Lá estão reunidas as principais referências de empresas e instituições de fomento de todo o setor. A cada edição são organizadas missões empresariais à Drupa, ocasião em que os empresários, além de visitarem a feira, participam de diversas palestras e visitas técnicas a indústrias gráficas alemãs.
Na Expoprint, outro importante evento do setor, organizamos a participação de caravanas à feira, realizada em São Paulo. A Expoprint se consagrou como o principal evento da indústria gráfica na América Latina e apresenta, a cada edição, o que há de mais moderno na tecnologia gráfica.
Ambiente de negócios
Atuamos na melhoria das condições do ambiente de negócios em prol da competitividade empresarial do setor Gráfico e Editorial. Desenvolvemos ações de representatividade empresarial, influenciando políticas públicas nos níveis municipal, estadual e federal, em sintonia com as tendências da economia do futuro.
Exemplo disso foi a medida ajuizada para minimizar os impactos negativos do texto da Norma Regulamentadora 12 (NR 12), que trata da segurança em máquinas e equipamentos. Essa ação foi realizada por nós, em conjunto com outras federações, visando suspender ações fiscalizatórias e afastar a retroatividade da aplicação da norma, que causaria um forte impacto nas empresas desses setores.
Outro aspecto que acompanhamos com os sindicatos e as empresas do setor é a importação de livros didáticos. Apesar da competência técnica e tecnológica das empresas nacionais, existe uma concorrência desigual em relação aos livros importados. O produto importado entra no país isento de PIS-Cofins, por exemplo.
No caso específico do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o governo responde por cerca de 25% das compras de livros no país. Além disso, dados da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) indicam um crescimento das encomendas de impressão de livros didáticos no exterior (China, Índia, Chile, Colômbia e Equador) por parte das editoras, em razão da taxa câmbio e do custo Brasil.
Educação
É de fundamental importância para as empresas desses setores o desenvolvimento de profissionais cada vez mais qualificados para atender a esse universo tecnológico. Os profissionais devem estar preparados para usar os diversos recursos de informática, aplicados em maior ou menor intensidade nas etapas do processo gráfico, além de ter capacidade para transitar por diversos tipos de mídias.
Por isso, os cursos da Firjan SENAI para esses setores estão relacionados às áreas de Pré-impressão, Impressão Offset, Acabamento gráfico, Comunicação visual, Tecnologia da informação (TI), Audiovisual e Multimídia. O portfólio de cursos da Firjan SENAI estimula a produção de conteúdos para as diferentes mídias, como livros, jornais, revistas e impressos em geral que, por sua vez, podem se desdobrar em games, filmes e e-Books.
Para os empresários, a Firjan IEL promove capacitação empresarial nas áreas de gestão e inovação, soluções customizadas para atender às necessidades de capacitação dos executivos, bem como ações de empreendedorismo e de promoção do estágio na indústria fluminense. Além disso, para conseguir atingir locais distantes, a Firjan SENAI conta com 3 unidades móveis
EDUCAÇÃO
Foco de atuação
Promovemos ações para estimular o encontro das lideranças empresariais do setor com o objetivo de mapear focos de atuação, desafios e oportunidades e definir estratégias para o desenvolvimento setorial. As Reuniões Setoriais são encontros mensais de articulação com líderes empresariais do setor para construção e manutenção de ações eficientes de desenvolvimento setorial que atenda às necessidades do mercado. Também realizamos ações específicas para atender os programas de qualificação setorial e a revisão de portfólio.
Tecnologia e inovação
As transformações tecnológicas desses setores estão relacionadas ao uso de Computer-To-Plate (CTP) e do Plotter nos processos de pré-impressão, à integração offset/digital nos processos de impressão e à oferta de produtos diferenciados nos processos de acabamento resultantes da integração de dobradeiras, alceadeiras e coladeiras.
Além disso, também tem grande importância o uso da certificação internacional (como a FSC) e de matérias primas de menor impacto ambiental (como tintas e sistemas de cura Led UV), em atendimento às exigências ambientais legais e de mercado.
As principais tendências tecnológicas do setor industrial gráfico têm sido monitoradas por nós e encontram-se expressas no documento "Panorama Tecnológico da Indústria Gráfica dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo", que orienta o empresário com relação a essas tendências e à evolução do mercado. Há duas edições que podem ser baixadas:
PUBLICAÇÕES
Produtividade e qualidade
O aumento do consumo de livros e jornais nos últimos anos tem sido reflexo do aumento do poder aquisitivo, uma melhor distribuição de renda e novos consumidores surgindo em razão da redução do analfabetismo. Essa foi a constatação da GfK, conceituada empresa de pesquisa de mercado. Enquanto nos USA e na Europa esses números vêm sendo reduzidos, em países como Brasil, Rússia, China e Índia tem sido percebido o aumento do consumo desses itens.
Além disso, o acesso a informações e a conectividade das mídias digitais assumiram uma importante dimensão como produtos substitutos à comunicação impressa. Todavia, o livro digital no Brasil ainda representa menos de 1% no faturamento das editoras.
Por outro lado, a venda de livros na Bienal de 2013 saltou de 5,5 para 6,4 livros por comprador. Investir na qualidade da produção e no aumento da produtividade das empresas permite a redução de custos em longo prazo e aumenta a competitividade. É nesse sentido que disseminamos conhecimento e promovemos o uso de metodologias e ferramentas.