O Programa
O Programa Resiliência Produtiva é o conjunto de ações da Firjan para a retomada das atividades produtivas e o enfrentamento dos desafios da crise provocada pelo novo Coronavírus. Integra-se em três frentes de atuação.
A primeira tem como objetivo a redução dos impactos na produtividade das empresas e a busca por alternativas viáveis e seguras para a retomada, por meio de propostas e discussões permanentes junto às esferas dos governos federal, estadual e municipal.
A segunda é a mobilização das empresas para promover a conexão entre a esfera produtiva, institutos de pesquisa e universidades, buscando respostas ao atendimento à saúde da sociedade, e estimulando que façam doações a comunidades, contribuindo para reduzir os impactos sociais da pandemia.
A terceira é a oferta permanente de conteúdo para empresas e trabalhadores, informando, prevenindo e antecipando tendências.
Assista ao vídeo da campanha “A indústria trabalha por você”
Propostas e iniciativas junto aos Governos
Antes mesmo do anúncio das medidas divulgadas por autoridades para o combate à crise, a Firjan elaborou diversas propostas para tornar possível essa travessia. Da mesma forma, continua trabalhando permanentemente, com empresários e especialistas, na busca por alternativas que permitam a sua superação. Conheça:
1) Programa de retomada do crescimento em bases competitivas do Estado do Rio de Janeiro, elaborado pelo setor industrial, contempla ações relacionadas à infraestrutura e mobilidade urbana, segurança pública, acesso ao crédito, competitividade regulatória e tributária.
Entregue à Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) em 17/06.
Acesse o documento completo.
2) Rio a todo gás, documento com propostas para destravar investimentos em gás natural, que podem alcançar até R$ 45 bilhões no estado fluminense. Lançado em 06/07, com a presença do ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, deputados estaduais e federais, autoridades do governo estadual e representantes de órgãos federais.
Acesse o documento completo.
3) Testes Covid-19 em trabalhadores da indústria: a Firjan SESI lançou o Programa Testes Covid-19 para todos os trabalhadores da indústria fluminense, com objetivo de agilizar o diagnóstico da doença, contribuindo para evitar a propagação do coronavírus no estado do Rio durante a retomada das atividades.
Saiba mais informações sobre o Programa Testes Covid-19
4) Propostas de prorrogação do prazo para pagamento dos tributos federais, diante da dificuldade das empresas na geração de fluxo de caixa.
Enviado ao governo federal no dia 13/03.
Acesse o documento completo.
5) Pleito para atuação conjunta de estados e municípios que visa garantir o abastecimento da população e a saúde financeira das empresas, em especial as de pequeno e médio portes.
Enviado aos governos estadual e municipal em 16/03.
Acesse o documento completo.
6) Propostas para flexibilizar e adaptar relações trabalhistas e previdenciárias a fim de garantir a segurança jurídica das empresas.
Documento enviado ao governo federal em 16/03.
Acesse o documento completo.
7) Proposta de adiar obrigações ambientais: a Firjan propôs à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) a prorrogação, por 90 dias, do prazo de apresentação das informações obrigatórias aos órgãos de controle ambiental com vencimento a partir de 31/03.
8) Redução do valor de vacina: para facilitar o acesso dos trabalhadores das indústrias à vacina da gripe H1N1, a Firjan reduziu o valor da dose para micro, pequenas e médias empresas associadas aos sindicatos. Cinquenta e cinco empresas foram atendidas e mais de 8.500 trabalhadores imunizados.