Mobilização para a sociedade
Mobilização é um dos pilares do Programa Resiliência Produtiva Firjan, conjunto de ações elaboradas pela federação para enfrentar a atual crise da Covid-19. Com objetivo de contribuir com a sociedade para superarmos este momento, a Firjan tem mobilizado forças para garantir a capacidade produtiva da indústria, atender as demandas da rede de saúde e apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Feitas em articulação com a indústria fluminense e diversos parceiros, as ações de mobilização incluem a produção de EPIs (equipamento de proteção individual) de acordo com as necessidades do setor de saúde, e envolvem doações em grande escala de produtos essenciais para hospitais e instituições de saúde - como álcool em gel e EPIs -, além de alimentos e itens de limpeza e higiene pessoal para comunidades.
Conectando empresas e seus Fab Labs à academia, aos institutos e às redes de inovação, a Firjan vem trabalhando em busca de alternativas para a produção de itens críticos, como EPIs, testes, álcool gel, entre outros, a fim de apoiar a rede de saúde. Os Fab Labs da Firjan SENAI firmaram parcerias importantes com a indústria de diversos setores, em várias cidades fluminenses, para produção de equipamentos de proteção individual. Também houve mobilização da comunidade maker de todo o estado para que usassem suas impressoras 3D na produção de itens de proteção das equipes de saúde.
Ações para a rede de saúde
A indústria do Rio demonstrou grande capacidade de adaptação e agilidade para responder as necessidades da área da saúde no enfrentamento aos desafios da pandemia.
Além de articular indústrias e sindicatos dos vários setores produtivos, com objetivo de garantir a capacidade produtiva das empresas em diferentes pontos do estado, a Firjan estabeleceu parcerias e envolveu diversas áreas, institutos e unidades em iniciativas como a realização de pesquisas de inovação, que visam testar e utilizar novas tecnologias contra a Covid-19.
As ações são realizadas em sintonia com toda uma rede de pesquisa e inovação, tanto na indústria como nas universidades, na busca de soluções que ajudem no atendimento às vítimas do coronavírus e na geração de alternativas para sua prevenção.
As parcerias estratégicas têm sido construídas para atender três frentes de ações: articulação, produção e doação.
São parceiros da Firjan:
Articulação: FCR, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Floc, Futura, Grupo União Rio, Kristylux, Paragom, Simperj (Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro), Sinbebi (Sindicato Intermunicipal da Indústria de Bebidas em Geral do Rio de Janeiro), Sindmetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico) de Nova Friburgo, Única
Produção: PION G, Stam, PSA – Peugeot/Citroen, UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense), Suspiro Íntimo, Thurlerflex, HAK Elásticos, Vetroresina, Fermoplast, Injetec Remo Polímeros, IFF (Instituto Federal Fluminense), Ternium, HighTech
Doação: Braskem, Bywer Indústria de Plásticos, Carl Zeiss, CBMA, Dover Roll, GE Celma, High Tech, Lafarge-Holcim, Log-In, Lubrizol, Naturgy, Outline, PSA – Pegeot/Citroen, Raízes Embalagens, Sanes, Ternium, Woltan Realty