Esta seção traz pesquisas e estudos socioeconômicos do Sistema FIRJAN, uma série de documentos relevantes à análise dos cenários socioeconômicos do estado do Rio e do Brasil. Um trabalho que apresenta tendências e norteia ações governamentais e da iniciativa privada, além de representar uma importante fonte de pesquisa e orientação para a comunidade acadêmica, veículos de comunicação e estudiosos dos temas abordados em cada uma das categorias.
Encontramos para sua busca.
Documento que evidencia a representatividade do estado no mercado de petróleo, apresentando dados, análises e perspectivas para o Brasil no contexto mundial.
Nota técnica sobre a importância dos ajustes regulatórios para melhoria do ambiente de negócios, redesenvolvimento dos campos maduros e desenvolvimento de campos marginais .
Publicação que tem como objetivo permitir uma visão macro sobre a configuração do mercado onshore de petróleo e gás no Brasil.
Competitividade
Avaliação momentânea da variação de demanda e da oferta no mercado de petróleo mundial e brasileiro, frente ao novo coronavírus.
Análise técnica sobre os efeitos decorrentes da Operação Lava-Jato em projetos e obras de infraestrutura do país e em grandes empreendimentos do setor de Petróleo e Gás.
Investimento
Infraestrutura
O Mapa Estratégico do Hidrogênio para o Rio de Janeiro, idealizado pela FIRJAN SENAI SESI, mostra como esse vetor energético pode ser mais bem aproveitado no estado.
O estudo visa identificar oportunidades para o aumento da competitividade da cadeia produtiva do setor naval e estabelecer uma carteira de ações a ser compartilhada com os principais agentes do setor para o período 2015-2020, a partir da implementação de projeto estratégicos.
Primeira edição da publicação de acompanhamento e avaliação comparativa da evolução dos Dados Dinâmicos do Anuário de Petróleo no Rio
Nota técnica com o objetivo de apresentar os valores represados pela cláusula do Operador Único em retornos socioeconômicos e investimentos em valores financeiros.
Estudo que calcula a tarifa de gás natural para empresas brasileiras em comparação à tarifa americana e destaca os impactos dos demais componentes na composição do custo.
Custo Brasil
With the release of Oil and Gas Onshore Environment in Brazil first edition, in 2017, Sistema FIRJAN started the structuring of a new dimension of operation in this market. In its second year, in a co-production with the Brazilian National Organization of the Petroleum Industry - ONIP, we aimed at a broader scope of the oil an gas onshore market evaluation.
Nota técnica com avaliação sobre o mapeamento de vagas de emprego e treinamentos Firjan SENAI nas empresas de petróleo, gás e naval do RJ.
Mercado de Trabalho
Apresenta as principais informações relativas à participação fluminense com o olhar de construção, manutenção e reparo naval, atividades desse mercado.
O documento traz temas aprofundados do mercado, bem como uma nova proposta de apresentação e interação com dados e análises da representatividade do mercado de gás natural fluminense.
Publicação evidencia o potencial de desenvolvimento da indústria petroquímica e de fertilizantes no estado do Rio, a partir do gás e do hidrogênio como insumos.
Com a publicação Potencial do Gás Natural: Um Novo Ciclo para a Petroquímica no Rio de Janeiro, a Firjan SENAI busca evidenciar o importante papel do gás no estado do Rio de Janeiro, especialmente na visão do potencial de desenvolvimento e fortalecimento da indústria petroquímica fluminense.
Neste documento, o objetivo é destacar a importância traduzida em números com a participação da Firjan em dados e visão de futuro para o estado.
Nota técnica explica o descompasso dos reajustes acumulados do preço do gás natural vendido para as distribuidoras em relação a outros combustíveis e o impacto para a indústria fluminense
O documento apresenta propostas para destravar investimentos em gás natural, que podem alcançar R$ 45 bilhões no estado fluminense. Há uma diversidade de investimentos, além da produção de energia elétrica, que pode ter o insumo como propulsor de desenvolvimento: siderurgia, petroquímica, usinas de fertilizantes, expansão do GNV em veículos leves e pesados, além das indústrias de vidro, cerâmica e sal.
A importância da realização de rodadas licitatórias como forma de gerar investimentos e fortalecer operadores e fornecedores de bens e serviços para o mercado de petróleo e gás.
O estudo da Firjan faz uma avaliação dos impactos socioeconômicos para o estado do Rio de Janeiro e seus municípios frente à possibilidade de redistribuição dos royalties e participações especiais advindas da exploração e produção de petróleo, gás natural e hidrocarbonetos fluidos, sob a ótica da Lei 12.734/2012.
Publicação evidencia que a transição energética demanda a colaboração de múltiplas fontes de conhecimento e atores para um futuro mais sustentável e resiliente.