O mercado de petróleo e gás se divide em dois grandes mundos: o do onshore e o do offshore, ou terra e mar. Cada um deles com suas características específicas, o mundo onshore é menos complexo em termos de tecnologia, mas igualmente desafiador. São outros seus aspectos e contornos, porém ambos, com distinção de grandezas, comportam em seus desafios muitas oportunidades de exploração, desenvolvimento e produção.
Por sua menor complexidade, o onshore tem potencial de oferecer oportunidades para os fornecedores nacionais de bens e serviços, principalmente para empresas de pequeno e médio porte que podem acessar maior número de operadores com perfil financeiro mais correlato.
A presente publicação fornece uma visão macro sobre a configuração do mercado onshore de petróleo e gás no Brasil. Inicialmente, são apresentados os principais dados relacionados a produção, reservas e atividade exploratória, bem como a posição global do Brasil nesse mercado, seus atores e o perfil do investimento. Por fim, são apresentados os principais entraves e as expectativas para o desenvolvimento desse mercado no país, assim como uma série de propostas para estimulá-lo.