Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan

Unidades Móveis Firjan SENAI levam cursos a todas as regiões do estado e geram oportunidades de trabalho

Unidades Móveis Firjan SENAI geram oportunidades de trabalho no estado

Unidades Móveis Firjan SENAI geram oportunidades de trabalho no estadoFoto: Renata Mello/Firjan

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 18/01/22 19:49  -  Atualizado em  03/02/22 18:10

Capacitação que gera oportunidades, esse é o propósito dos cursos oferecidos nas unidades Firjan SENAI. Com o objetivo de ampliar e democratizar essa oferta, as Unidades Móveis atendem a diversos municípios em todas as regiões do estado, muitos dos quais não possuem centros físicos permanentes.

Essas unidades são demandadas tanto por empresas, para a capacitação de funcionários, quanto por sindicatos, que querem levar formação e qualificação para suas bases. O Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias, Panificação, Confeitaria e Afins da Baixada Fluminense (Simapan) é usuário constante dos serviços das Unidades Móveis Firjan SENAI. “A importância de usarmos esse serviço é fortalecer a atuação do sindicato junto aos empresários do setor, além de proporcionar atualização e treinamento para os colaboradores e os gestores das empresas", afirma Henrique Seita, presidente do Simapan.

Desde 2018, as Unidades Móveis Firjan SENAI já atenderam 41 clientes, entre empresas, prefeituras e sindicatos. Em fevereiro deste ano, o Sindvest Nova Friburgo também entrará para esta lista ao oferecer, em parceria com a Firjan, cursos profissionalizantes gratuitos voltados para o Empreendedorismo, Marketing de Moda e Costura e Corte. Para Marcelo Porto, vice-presidente da Firjan e presidente do Sindvest, os serviços das Unidades Móveis Firjan SENAI em Nova Friburgo vão "trazer visibilidade para as pessoas que estão em busca de uma formação de qualidade e de oportunidade no mercado, facilitando assim a geração de emprego e renda”.

O sistema oferece 136 cursos, dentro dos segmentos de Mecânica, Metalurgia, Automotiva, Tecnologia da Informação, Construção Civil, Gráfica, Educação, Têxtil e Alimentos. Através das 35 Unidades Móveis, já foram prestados serviços em 19 municípios do estado: Barra do Piraí, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Pádua, Petrópolis, Resende, São Gonçalo, Três Rios, Valença, Maricá, Saquarema, Comendador Levy Gasparian, Volta Redonda e o próprio município do Rio de Janeiro. Ao todo, 7.982 alunos já foram formados nos cursos.

De acordo a gerente operacional da Firjan SENAI, Joselaine Rampini, houve um impacto na oferta dos cursos com o início da pandemia, mas já existe uma procura crescente para 2022. "Devido à pandemia não tivemos ações no ano de 2020, voltando só no primeiro semestre de 2021. Agora, para o início desse ano, já temos uma grande demanda por parte de prefeituras, empresas e sindicatos", afirma. O Simapan também manterá a capacitaçã, conforme aponta Henrique. “Em 2022, seguiremos com os cursos na unidade móvel da Firjan em Caxias. As inscrições serão abertas a partir do início de fevereiro. Já a Escola de Panificação e Confeitaria Firjan SENAI Nova Iguaçu, inaugurada há dois anos, passará a oferecer curso presencial".  

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida