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Sindijoias: transformação digital e avanços tecnológicos marcam seminário sobre joias e bijuterias

Carla Pinheiro, presidente do Sindijoias, entre as vencedoras e um vencedor do concurso “Jo.IA.s do Futuro"

Carla Pinheiro, presidente do Sindijoias, entre as vencedoras e um vencedor do concurso “Jo.IA.s do Futuro"Foto: Guarin de Lorena/Firjan

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Publicado em 16/06/2025 16:13  -  Atualizado em  16/06/2025 17:17

O XII Seminário de Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias, realizado pelo Sindicato das Indústrias da Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Estado do Rio de Janeiro (Sindijoias), em parceria com a Firjan, trouxe um evento tecnologicamente inovador para lideranças, empresários, profissionais, fornecedores do setor e estudantes. O encontro promoveu uma ampla discussão sobre tendências de mercado, tecnologia e a inovação, além do anúncio dos vencedores de um concurso de joias e bijuterias criadas 100% com inteligência artificial. O “Jo.IA.s do Futuro” é considerado o primeiro do gênero na América Latina e o segundo em nível mundial.  
 
Realizado na Casa Firjan, em 13/6, o evento premiou 10 dos 83 inscritos no concurso, procedentes de nove estados do Brasil. Com uma votação popular de cerca de 18.500 votos, os troféus foram entregues a cinco vencedores da categoria joias e cinco na categoria bijuterias. Os prêmios incluíram troféus e diamantes criados em laboratório. O vencedor do primeiro lugar em joias foi Douglas Amorim, estudante da Firjan SENAI, com a peça "Metamorfose Elegante". Já Gabriele da Cunha Nery, com a peça "Rampa Vermelha", ficou em primeiro, em bijuterias. 
 
No ano em que faz 60 anos, a Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (AJORIO) inovou até no formato do seminário, que está sendo realizado em duas etapas neste ano de 2025, explicou Carla Pinheiro, presidente do Sindijoias e diretora da Firjan. Esse primeiro encontro foi voltado para a técnica e, o segundo, no final do ano, será mais institucional.   

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Carla Pinheiro, presidente do Sindijoias e da AJORIO | Foto: Paula Johas


Em seus agradecimentos à parceria da federação, Carla Pinheiro destacou a importância do Centro de Referência em Joalheria da Firjan SENAI SESI Maracanã, que possui equipamentos e professores de excelência para transformar jovens em início de carreira e adultos que buscam ressignificar a sua trajetória, em novos profissionais capacitados para o setor.   
 
 “Hoje é dia de aprendizado e de comemoração. Estamos entregando esse seminário maravilhoso, que é uma iniciativa extremamente inovadora e disruptiva. Junto com a Firjan, trazemos a discussão sobre a questão da IA, como vai impactar nossos negócios, no dia a dia das nossas empresas e das nossas vidas. Devemos estar convencidos de que ninguém vai ser substituído pela IA. Um humano não vai ser substituído pela IA. Mas um humano que domine a IA vai substituir um humano que não a domine”, enfatizou a presidente do Sindijoias, que considerou um sucesso o primeiro concurso da América Latina realizado com joias criadas 100% com inteligência artificial.  

Confira abaixo a íntegra do seminário:

Para Ana Cristina Monteiro Carvalho, gerente executiva regional dos Centros de Referência da Firjan SENAI SESI, “inovação é cultura e o seminário acertou ao falar em jornada da inovação, jornada da transformação digital porque é assim que vamos caminhar para melhorar a produtividade das empresas. Participar desses momentos de troca, de aprendizado é fundamental para capturar insights, boas práticas, contatos, através das palestras ministradas", disse. 
  
“A Tecnologia Moldando o Futuro da Joalheria” foi o tema do painel que debateu a maior precisão da prototipagem direta na cera, o impacto da inteligência artificial e suas ferramentas no setor de joias e bijuterias e como o celular pode participar desse novo momento do setor. Com moderação de Eliana Andrello, especialista técnica em Joalheria do Centro de Referência da Firjan SENAI SESI Maracanã, o painel demonstrou o quanto a tecnologia já é parte essencial do presente, e do futuro, da joalheria.  
  
Segundo Cristiane Magalhães, especialista em Transformação Digital da Firjan SENAI Tijuca, existe um ponto de melhoria no uso da IA que vai trazer melhores respostas. “Hoje há algumas falhas de saída de imagem porque só há uma inteligência trabalhando com múltiplas funções, mas quando houver uma IA com várias inteligências artificiais associadas, que entendam de cravação e de imagem, por exemplo, a resposta vai ser muito melhor”, explicou.

Ao falar sobre modelagem e criação de designers inovadores e complexos com a inteligência artificial generativa e destacar diversas ferramentas, como Meshy.ai, Hyper 3D, Autodesk, Meta TurboSquid e Bermini, que podem ser usadas para isso, Ronaldo Barbosa, instrutor do Centro de Referência em Joalheria da Firjan SENAI SESI Maracanã, ressaltou que o prompt é decisivo para se obter bons resultados. “Cada plataforma tem as suas peculiaridades e, portanto, devem ser experimentadas para que cada um perceba qual a que mais lhe atende”.  

Cícero Giffoni, diretor técnico da BQZ, apresentou uma visão aprofundada sobre as tecnologias de fabricação, enquanto Ricardo Wolf, consultor e educador nas áreas de marketing digital, e-commerce e inteligência artificial, conduziu uma oficina prática de marketing digital. Durante sua apresentação, demonstrou o uso de ferramentas acessíveis, como o ChatGPT, para a criação gratuita de conteúdos criativos com o apoio da inteligência artificial.

O seminário também abordou a história da produção dos primeiros diamantes sintéticos, detalhando os principais métodos de fabricação e as distinções entre os diamantes naturais e os produzidos em laboratório (Lab-Grown). Participaram dessa discussão Priscilla Petra, empresária, educadora e gemóloga; Chang He Ok, gemóloga responsável pelo Laboratório Gemológico da AJORIO; e Georg Leifheit, CEO da Sexto Elemento.

Outro painel teve como tema “Mercado de folheados: tecnologia, terminologia e comunicação”, reunindo especialistas como Ary Révész, CEO da Mahary Metaloquímica; Márcia Mór, CEO da Márcia Mór Joias; e Ana Clark, CEO da Creative Brazil.

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No painel sobre diamantes, respectivamente, Georg Leifheit, Chang He Ok e Priscilla Petra | Foto: Guarin de Lorena/Firjan

Vencedores na categoria Joias
1º – Douglas Amorim - “Metamorfose Elegante”.  
2º – Mariana Sophia Florentino – “Horizonte Curvo”.  
3º – Nicolli Di Basilio – “MAC Niemeyer” 
4º – João Pedro Carneiro Lobo Miranda – “Rio Iluminado”
5º – Isabela Vieira – “Bracelete Contraponto 
 
Vencedores na categoria Bijuterias
1º – Gabriele da Cunha Nery - “Rampa Vermelha”  
2º – Eduardo Schvartz – “Estrelas da Lapa”   
3º – Camila Alves Machado, com o “Brinco Arco Carioca”  
4º – Iriana  Tortori, com a “Gargantilha Nas Ondas do Mar 
5º – Rafaela Canton Cardoso , com a peça “Palmeira” 

 
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