Carlos Cunha, coordenador do programa Fortelece SUB da Gerência Executiva de Sistemas Submarinos da PetrobrasFoto: Thelma Vidales
A Firjan SENAI iniciou o calendário 2025 do programa Rede de Oportunidades Óleo, Gás e Naval (RdO) em parceria com a Petrobras e a Petronect. O evento realizado com o Sebrae/RJ, na sede da federação, no Centro do Rio, reuniu perto de 300 pessoas, representantes de micro, pequenas e médias empresas fornecedoras de bens e serviços. O encontro promoveu mais de 50 reuniões para solução de dúvidas e aproximação entre os interlocutores. O foco desse RdO foi o segmento subsea com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva presente no estado.
Segundo Márcio Pereira, gerente-geral de Relacionamento com o Mercado Fornecedor na Petrobras, a proximidade com fornecedores locais é fundamental para o fortalecimento da indústria nacional. “Nosso objetivo principal é construir uma base de fornecedores forte para fazer o máximo possível aqui, localmente. Criamos um canal de escuta ativa com o mercado fornecedor, essencial para capturar sugestões e críticas que nos ajudem a melhorar processos e contratos. Trabalhar com a Petrobras exige qualidade e alta performance, e queremos garantir que o mercado fornecedor esteja em todo lugar onde temos operação, seja em Santos, Macaé ou aqui no Rio”, ressaltou.
Veja a apresentação da Petrobras
Para os fornecedores que desejam se aproximar da Petrobras, Samuel Fernandes de Souza, diretor de Relacionamento da Petronect, destacou a importância do cadastro ativo na plataforma. “Somos o maior marketplace B2B do mercado de óleo e gás no Brasil, com 284 mil empresas cadastradas. A Petronect oferece ferramentas como o portal de compras e o Minha Petronect, que ajudam as empresas a identificar e aproveitar oportunidades de negócios com a Petrobras. Contudo, é essencial manter o cadastro atualizado para não perder negócios”, afirmou.
Conheça a apresentação da Petronect
Carlos Cunha, coordenador do programa Fortelece SUB da Gerência Executiva de Sistemas Submarinos da Petrobras, que participou da abertura do evento, destacou o papel estratégico do programa para a integração e visibilidade das demandas do setor. “Nosso parque instalado ultrapassa 11 mil quilômetros de dutos e mais de 7.500 quilômetros de umbilicais. É um desafio garantir a manutenção e a integridade dessas instalações, e eventos como este são essenciais para conversarmos com fornecedores e fomentarmos o mercado. A Petrobras está aumentando a capacidade de implantação de projetos submarinos em todo o ciclo de vida das instalações”, explicou.
Karine Fragoso, gerente-geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan SENAI SESI, destacou a importância de manter a regularidade dos encontros do Rede de Oportunidades. “A nossa intenção é ter um evento desse por mês, pelo menos, para que a gente possa ver as empresas se capacitando e, de fato, tendo o contrato. É isso que faz o empresário se movimentar e melhorar dia a dia. Esse é o nosso propósito, uma indústria cada vez mais forte e conectada”.
Saiba mais sobre o Rede de Oportunidades da Firjan
“Já mapeamos mais de mil oportunidades e identificamos mais de 6 mil empresas potenciais em 14 edições anteriores do nosso programa RdO. Nosso objetivo é conectar fornecedores com compradores, mostrando as demandas existentes no mercado e, também os requisitos mínimos de contratação e o portal de compras das empresas. Com um trabalho mais amplo, alcançamos o pré e o pós-evento, com relatórios que seguem para ambas as partes”, completou Felipe Siqueira, especialista da área e responsável pelo programa na federação.
O encontro também contou com a participação do Sebrae/RJ, representado por Daniele Rodrigues, que reforçou o compromisso da instituição com a qualificação de fornecedores. “Já qualificamos mais de 18 mil fornecedores no Brasil, com o objetivo de melhorar a gestão empresarial e torná-los cada vez mais aptos a atender a Petrobras e demais contratantes do setor”. Com a Firjan SENAI, o projeto capacitou uma primeira turma de 80 fornecedores no último ano.
As próximas edições do RdO já têm data definida e acontecerão com a Transpetro, em 11/2, e com a TBG, em 25/3.