Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Competitividade

Programa Resiliência Produtiva

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 24/03/20 16:53  -  Atualizado em  01/04/20 10:35

Antes mesmo do anúncio de medidas mais severas divulgadas por autoridades frente à crise provocada pelo avanço do novo coronavírus, a Firjan passou a elaborar uma série de ações e a agir junto às diferentes esferas de governo.

Dessa forma, surgiu o Programa Resiliência Produtiva, que reúne iniciativas e propostas para o enfrentamento desta crise, por meio do apoio ao empresário, suporte aos trabalhadores e atuação permanente em busca de alternativas que permitam a retomada da atividade produtiva plena após a crise.

No conjunto do Programa, há propostas junto às três esferas de governo. Várias delas já têm surtido efeito, como adiamento de impostos, facilitação de crédito, flexibilização de questões trabalhistas e redução de burocracia. Tudo isso com acompanhamento de especialistas e atualização diária sobre todos os assuntos que influenciam a vida das empresas e seus trabalhadores.

Além disso, são disponibilizados conteúdos gratuitos on-line, canais para responder a dúvidas frequentes e orientação direta ao empresário, de forma a tentar reduzir o grave impacto desta crise.

A mobilização de grandes empresas para a doação também faz parte do Programa e reflete o papel de agente de transformação social da Firjan. Os itens doados para comunidades e hospitais são materiais de limpeza, de higiene pessoal e EPIs.

Tudo isso com o objetivo de contribuir para que as empresas possam retomar sua produtividade o quanto antes, preservando o emprego de milhões de trabalhadores. Pelo Rio e pelo o Brasil.

Conheça as principais iniciativas do Programa:

1) Propostas de prorrogação do prazo para pagamento dos tributos federais, diante da dificuldade das empresas na geração de fluxo de caixa. Enviado ao governo federal no dia 13/03.
Acesse aqui o documento completo

2) Pleito para atuação conjunta que visa a garantir o abastecimento à população e menciona pontos como a flexibilização do transporte de cargas nos centros urbanos. Enviado aos governos estadual e municipal em 16/03.
Acesse aqui o documento completo

3) Propostas para flexibilizar e adaptar relações trabalhistas e previdenciárias a fim de garantir a segurança jurídica das empresas. Documento enviado ao governo federal em 16/03.
Acesse aqui o documento completo

4) Cessão de espaço para a Prefeitura: a federação cedeu em 19/03 ao governo municipal o espaço da Firjan SESI Honório Gurgel, para ajudar no combate ao coronavírus. O local tem 31 mil metros quadrados, em uma área de grande densidade populacional.

5) Proposta de adiar obrigações ambientais: a Firjan propôs à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) a prorrogação, por 90 dias, do prazo de apresentação das informações obrigatórias aos órgãos de controle ambiental com vencimento a partir de 31/03.

6) Redução do valor de vacina: para facilitar o acesso dos trabalhadores das indústrias à vacina da gripe H1N1, a Firjan adotou uma nova política de preços e reduziu o valor da dose para R$ 40 para micro, pequenas e médias empresas associadas aos sindicatos.

7) Espaço de informação dedicado ao coronavírus: a Firjan SESI também criou uma plataforma exclusiva de informação dedicada ao combate ao novo coronavírus. Dúvidas, orientações de saúde com apoio do Laborotório de Virologia Molecular do Instituto Oswaldo Cruz-IOC/Fiocruz, e notícias sobre economia e flexibilização de leis trabalhistas estão entre os principais itens abordados no endereço www.firjan.com.br/coronavirus.

8) Mobilização para doação a comunidades e hospitais: engajada no enfrentamento ao novo coronavírus, a Firjan promove uma grande doação de álcool, produtos hospitalares, como máscaras e luvas, de limpeza e de higiene pessoal. A Firjan também está pronta para receber doações desses materiais feitas por outras empresas.


Através de vídeos, a Firjan tira suas dúvidas:

Flexibilização de leis trabalhistas

Desafios para a produtividade das indústrias

Tendências e Estratégias de Recursos Humanos e Saúde Corporativa nas empresas


ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA FIRJAN EM WWW.FIRJAN.COM.BR/NOTICIAS

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida