Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Competitividade

Nova edição do Prêmio Melhores Práticas Sindicais está com inscrições abertas

13/05/19 17:27  -  Atualizado em  16/05/19 17:58

A 3ª edição do Prêmio “Melhores Práticas Sindicais” está com inscrições abertas. A iniciativa da Firjan em parceria com a Fiesp visa identificar e valorizar projetos desenvolvidos pelos sindicatos filiados. O prêmio tem por objetivos promover o fortalecimento e o aumento do associativismo, além da troca de experiências, aprendizado contínuo e incentivo à realização de novas ações.

As inscrições vão até 15/07, e podem participar sindicatos cujas ações tenham sido desenvolvidas entre 2017 e 2019. Iniciativas de anos anteriores serão aceitas, caso os resultados ou melhorias tenham ocorrido de 2017 em diante. Além do Rio, participam desta edição do prêmio as federações de São Paulo e de Santa Catarina. Os sindicatos vencedores em cada categoria ganharão troféu, placa de reconhecimento e bolsas no valor da inscrição em cursos de Educação Executiva da Firjan IEL, para 2020.

Entre os sindicatos premiados na última edição, de 2016, estava o Rio+Pão (à época denominado Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Município do Rio de Janeiro - SIPC). Para Fernanda Hipólito, presidente da instituição, o mais motivante é o reconhecimento nacional, a partir da divulgação do trabalho, abrindo possibilidade para que seja replicado.

“Sou muito movida pelo entusiasmo. Para a gente que é líder de uma instituição, o maior desafio é promover ações em diversos campos, fazendo com que as pessoas respeitem o sindicato e tenham interesse em se associar”, afirma.

"Este momento exige ainda mais dos sindicatos, que precisam inovar e desenvolver novos processos, para conseguir a sustentabilidade necessária no atual cenário" - Angela Cunha, assessora de Suporte Sindical e Empresarial à Diretoria Firjan

Angela Cunha, assessora de Suporte Sindical e Empresarial à Diretoria Firjan, destaca o interesse da federação em dar visibilidade às ideias inovadoras. “Este momento exige ainda mais dos sindicatos, que precisam inovar em diversas áreas e desenvolver novos processos, para conseguir a sustentabilidade necessária no atual cenário do país. Por isso, queremos premiar as boas práticas e compartilhar as ideias para que os demais possam se inspirar”, ressalta.

Sobre o regulamento

As categorias da premiação são: Comunicação, Produtos e Serviços, Relacionamento com o Associado e Programas de Associativismo; Defesa Setorial; e Modernização Sindical – nova modalidade inserida no regulamento deste ano. Já a votação será realizada em duas fases, a primeira delas a cargo de uma comissão julgadora independente, que definirá as cinco melhores práticas de cada categoria; e a segunda, a ser realizada pelos sindicatos, de forma online, entre 17 e 30/08. Apenas um representante por sindicato terá direito a voto. A solenidade de premiação está prevista para 07/11, na sede da Fiesp.

Os sindicatos interessados podem se inscrever acessando o site. Para ter acesso ao sistema o sindicato deverá preencher formulário e as orientações de acesso serão enviadas para o e-mail informado.

Clique aqui para baixar o regulamento

Conheça os detalhes de cada categoria

I – Comunicação; Produtos e Serviços; Relacionamento com o Associado e Programas de Associativismo

Ações de comunicação e de mobilização, programas, ferramentas e iniciativas inovadoras que fortaleçam o relacionamento do sindicato com as indústrias associadas/filiadas e/ou contribuam para a atração de novos associados, o que o sindicato realizou em ações de divulgação e de valorização da marca sindical, as ações e os programas desenvolvidos para captação de novos associados e manutenção dos atuais. Produtos e/ou serviços oferecidos pelo sindicato, de forma paga ou gratuita, para todas as indústrias representadas ou exclusivamente para as associadas. A oferta pode ser feita diretamente pelo sindicato ou por meio de parceria com empresas ou instituições públicas ou privadas.

II – Defesa Setorial

Ações desenvolvidas pelo sindicato em defesa do setor ou de uma região, visando aumentar a competitividade e a produtividade das indústrias representadas ou impedir retrocessos no ambiente de negócios. As ações podem consistir em negociações, acordos, medidas judiciais ou administrativas, projetos de lei, medidas antidumping, núcleos para discussão e debate de temas de interesse da categoria, entre outros.

III – Modernização Sindical

Programas e ações que o sindicato tem realizado em prol da sustentabilidade sindical, para o fortalecimento e longevidade do sindicato. Ações inovadoras, estratégicas e iniciativas para a reestruturação dos sindicatos. A situação da “Sustentabilidade Sindical” requer ações urgentes no tocante a adequações, em consequência da alteração na reforma trabalhista e o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida