Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Competitividade

Prêmio Firjan Ambiental 2020 contempla iniciativas sustentáveis de empresas do estado

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 13/11/20 17:31  -  Atualizado em  13/11/20 18:51

Os vencedores do Prêmio Firjan Ambiental 2020 foram revelados na manhã desta sexta-feira, 13/11, em evento com transmissão on-line. Em sua 8ª edição, a premiação, que difunde e reconhece ações bem-sucedidas em prol do desenvolvimento sustentável das empresas do estado do Rio, destacou iniciativas de organizações fluminenses em cinco categorias: Água e Efluentes; Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Gases de Efeito Estufa e Eficiência Energética; Resíduos Sólidos; e Relação com Partes Interessadas. 

“Os premiados se juntam a um grupo muito especial de realizadores que, com os seus projetos, vêm contribuindo para melhorar o ambiente em que nós vivemos e mostram que é possível conciliar atividades industriais com ações de proteção ao meio ambiente”, declarou Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan.

Vencedora na categoria Gases de Efeito Estufa e Eficiência Energética com um projeto de captura, uso e armazenamento de carbono no campos do pré-sal, a Petrobras conseguiu reinjetar 4,6 milhões de toneladas de CO2, somente em 2019. “Foi uma década de muito esforço em carbono até chegarmos a essa solução inovadora, que concilia a otimização de recursos petrolíferos com o armazenamento de carbono em rochas-reservatórios. É um imenso prazer receber essa premiação da Firjan”, afirmou Viviana Bernardes, gerente de Emissões, Eficiência Energética e Transição para Baixo Carbono da companhia.

Na palestra “Tendências de sustentabilidade na retomada econômica”, Ricardo Voltolini, CEO e fundador da Consultoria Ideia Sustentável, citou questões discutidas no Fórum Econômico Mundial de Davos, que teve três dos seus cinco dias dedicados ao tema. Ele apresentou também o estudo "Onze tendências de sustentabilidade no outro normal", que registra macrotendências para os próximos anos, que desafiarão gestores e líderes de empresas. 

“A sustentabilidade ganhou nova dimensão na pandemia. Nos colocou em situação de igual vulnerabilidade e incerteza diante do futuro. E nos fez entender que se quisermos um planeta melhor precisaremos mudar as formas de consumir e de produzir. Nesse mundo, só terão lugar iniciativas éticas, transparentes, cuidadosas com relação às pessoas e zelosas com o meio ambiente. E é esse tipo de iniciativa que a premiação da Firjan contempla”, detalhou Voltolini.

Criado com o objetivo de reconhecer projetos de instituições que desenvolvem suas atividades produtivas com base em boas práticas de sustentabilidade, o Prêmio Firjan Ambiental, em oito anos, já contemplou 381 iniciativas que trouxeram resultados importantes. Só com essas iniciativas, o estado do Rio deixou de emitir cerca de 4 milhões de toneladas de CO2. E aproximadamente 439 milhões de toneladas de resíduos foram recicladas nesse período graças às ações premiadas. Composta por especialistas, a comissão avaliadora elegeu práticas empresariais seguindo critérios de acordo com a contribuição de cada iniciativa ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conheça os vencedores do Prêmio Firjan Ambiental 2020 em cada categoria:

Água e Efluentes: Projeto Água de Valor - Soluções Ambientais Águas do Brasil, do Grupo Águas do Brasil;

Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos: Projeto Uçá, da Associação dos Protetores do Mar;

Gases de Efeito Estufa e Eficiência Energética: Projeto CCUS Pré-Sal, da Petrobras;

Resíduos Sólidos: Projeto De olho no Lixo, do Viva Rio Socioambiental;

Relação com Partes Interessadas: Projeto Ventos de Cidadania, da Engie Brasil.

Saiba mais sobre cada iniciativa premiada.

Assista abaixo à cerimônia de premiação. 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida