Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação / Economia do Rio/ Firjan

Nova escola de panificação da Firjan SENAI Nova Iguaçu prevê formar 350 profissionais por ano

Mesmo com a pandemia, a Firjan conseguiu atender o pleito regional no prazo estabelecido no projeto

Mesmo com a pandemia, a Firjan conseguiu atender o pleito regional no prazo estabelecido no projetoFoto: Lucimar Lima de Oliveira/Paula Johas

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 27/07/20 13:11  -  Atualizado em  27/07/20 18:11

Com equipamentos de primeira linha em uma área de 135 metros quadrados, foi realizada a entrega técnica da Escola de Panificação e Confeitaria da Firjan SENAI Nova Iguaçu, com capacidade para turmas de 20 alunos e previsão de qualificar 350 pessoas por ano para o mercado de trabalho.

Na opinião de Henrique Balbino Seita, presidente do Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias, Panificação, Confeitaria e Afins da Baixada Fluminense (Simapan), a escola é um marco para o setor de panificação, agregando valor ao segmento na região que tanto precisava desse apoio. 

“A escola está num ponto estratégico. Vai atender aos municípios de Nova Iguaçu, Japeri, Seropédica, Itaguaí, Queimados, Belford Roxo, toda a Baixada Fluminense, onde existem 1.737 padarias e grandes indústrias, como a Piraquê (em Queimados) e a Bunge (em Duque de Caxias)”, destaca Seita, ressaltando que a unidade será um divisor de águas, principalmente para o trabalhador que, quando é capacitado por cursos da Firjan SENAI, tem o nível salarial elevado.

Segundo o presidente, embora não haja uma data para a inauguração, que ainda depende de protocolos da vigilância sanitária, há uma previsão de que a escola comece a funcionar em setembro. De qualquer forma, diz ele, as equipes da nova unidade “já estão preparando uma excelente grade de cursos para atender os interessados.”

A escola conta com equipamentos modernos e uma infraestrutura que inclui ambientes para armazenamento de matéria-prima e utensílios, hall de entrada para favorecer a segurança alimentar, evitar contaminação externa e controlar o acesso de visitantes, além de iluminação 100% LED, acessibilidade e vestiários completos.

“É um grande presente para a região, principalmente nesse momento que estamos passando. A instalação de uma nova planta de panificação e confeitaria visa ampliar o atendimento em uma área que favorece fortemente a atuação em empresas e o empreendedorismo,” afirma Diogo Gonçalves, gerente Operacional da Firjan SENAI SESI Nova Iguaçu, ao ressaltar a qualidade dos instrutores, dos equipamentos e da infraestrutura.  

A escola, que anteriormente funcionava em uma unidade móvel, foi construída em quatro meses – as obras tiveram início em março de 2020 e não pararam por causa da pandemia. A entrega técnica ocorreu em 14/07. Com isso, haverá ampliação da área de atuação, com novas modalidades de cursos. 

Os cursos

Priscila Rezende, especialista técnica Setorial da Firjan SENAI, afirma que a escola tem infraestrutura montada para formar profissionais em confeitaria, padaria e pizzaria. Os cursos de qualificação permitem a formação em um menor espaço de tempo, entre 200 e 250 horas em média. Serão oferecidos também cursos de aperfeiçoamento, realizados após a qualificação, com destaque para o de pães rústicos com fermentação natural.

Além dos pães, outros dois novos cursos serão oferecidos aos alunos: os de técnicas de fabricação de artigos de chocolate e o de tecnologia de congelamento de itens de panificação e confeitaria. Esse último será possível graças ao ultracongelador, aparelho usado para a rápida redução de temperatura dos produtos, mantendo suas características originais e nutricionais intactas. 

“O equipamento congela em numa velocidade tão rápida que não permite a formação de cristal de gelo, evitando acúmulo de água disponível para multiplicação bacteriana, por exemplo”, explica. Com esse aprendizado de congelamento, o profissional pode otimizar o processo de fabricação, ganhando em produtividade e velocidade de atendimento, além de aumentar a durabilidade dos produtos. 

Confira as fotos

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida