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Firjan SESI lança Guia de orientações em ergonomia para trabalhar com smartphone

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Publicado em 24/06/20 18:04  -  Atualizado em  24/06/20 19:05

Com a necessidade de trabalho home office e o aumento da utilização smartphone no isolamento social, o equipamento, agora, assume papel ainda mais importante na rotina dos profissionais.  De olho nesse contexto, a Firjan SESI elaborou o Guia de orientações em ergonomia para trabalhar com o auxílio do seu smartphone.” Elaborado com o apoio de profissionais da área de ergonomia e da saúde, o material traz orientações específicas para que os exageros não custem caro ao corpo e evitem afetar a produtividade do trabalhador.

“Em posição neutra, a cabeça de um adulto pesa entre 4,5 e 5,4 quilos. O problema é que dependendo da inclinação para utilizar o dispositivo, pode ser gerado o peso extra de 27 quilos sobre o pescoço, o que sobrecarrega a musculatura da região dos ombros e braços (coluna cervical), resultando em má postura e  dores para o usuário”, explica a ergonomista Paula Quintas.

Outros reflexos da má utilização do smartphone são as dores de cabeça. Segundo a especialista, elas podem estar relacionadas à intensa pressão que ocorre na musculatura e nas estruturas ósseas da região do pescoço como consequência à permanência em posição indevida. A atenção também se volta para a saúde ocular. “Olhos cansados, secos e irritados e problemas futuros na retina são sintomas que podem se acumular devido ao tempo de exposição à luz azul do aparelho.”

Carlos Magno, gerente geral de relacionamento da Firjan, reforça que o Guia oferece orientações para fazer o bom uso do aparelho e manter a produtividade dos profissionais. “Nossa ideia é alertar sobre os impactos que a má utilização do dispositivo pode causar na saúde e bem-estar dos trabalhadores. Por isso, oferecemos dicas de visualização de tela para não prejudicar a visão, instruções de pausa e exercícios com as mãos”, complementa.

Veja 6 dicas inclusas no guia para melhor utilizar o smartphone durante o home office

. Para cada 45 minutos usando o celular, faça uma pausa de 10 a 15 minutos;

. Para cada 20 minutos que você passar olhando para o smartphone, pause, mude o foco e olhe para algum objeto a, pelo menos, seis metros de distância;

. Em relação à postura, é recomendável que você direcione sua visão, e não o pescoço até o aparelho;

. Mantenha o aparelho na altura dos seus olhos e a uma distância de 25 cm;

. Busque alternar a posição da mão e revezar os dedos. Isso reduz a dor repetitiva causada pelo uso excessivo do polegar e dos movimentos desajeitados;

. Evite segurar o telefone com força excessiva para reduzir a tensão nos dedos.

Manual de exercícios para evitar tendinite

. Toque todas as pontas dos seus dedos com a ponta do seu polegar da mesma mão, um dedo de cada vez. Repita 10 vezes para cada mão;

. Estique suas mãos e separe seus dedos o mais longe um do outro que puder. Segure a posição por 10 segundos e repita 6 vezes;

. Encaixe suas mãos uma na outra. Mantendo-as entrelaçadas pelos dedos, vire-as para longe do seu corpo enquanto estende seus braços para a frente. Você deve sentir um leve alongamento. Mantenha a posição por 10 segundos e repita 6 vezes.

Baixe aqui a íntegra do Guia de orientações em ergonomia para trabalhar com o auxílio do seu smartphone

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