De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior número de pessoas com transtorno de ansiedade. Por esse motivo, a Firjan SESI desenvolveu dois produtos com o objetivo de cuidar da saúde emocional dos trabalhadores das empresas.
O novo curso EAD Saúde Mental nas Organizações: fortalecendo o cuidado e o bem-estar, com inscrições iniciadas em 24/6, tem o intuito de reforçar a atenção à saúde mental nas empresas, por meio da orientação sobre conteúdos relevantes, como os desafios de lidar com o tema nas organizações. As aulas serão 100% on-line, autoinstrucionais, com carga horária total de oito horas e com certificado de conclusão. Ao começar o curso, os inscritos terão 30 dias para concluí-lo.
Talita Müller, coordenadora de Produtos de Saúde Integrada para Negócios da Firjan SESI, conta que o SESI já possui experiência em cursos EAD, incluindo os Treinamentos Normativos de Saúde e Segurança do Trabalho e agora, também inicia na modalidade a distância, a oferta de cursos nas temáticas de promoção da saúde. ''Acreditamos que a educação em saúde é uma estratégia transformadora para o conhecimento e aquisição de hábitos mais saudáveis, que apoiam as políticas de saúde das organizações, contribuindo para o bem-estar do trabalhador e a saúde dos negócios. Por isso, temos investido em serviços que levam informação qualificada e orientação especializada em saúde integrada para a indústria'', resume a coordenadora.
Natacha Candido, psicóloga e analista de Produto da Firjan SESI, foi uma das profissionais responsáveis pelo desenvolvimento dos temas do curso e que ficou encarregada pela construção do conteúdo programático, no qual ressaltou a questão da educação emocional. ''Queremos levar para as empresas de uma forma mais prática, lúdica e objetiva, questões relacionadas à saúde emocional no ambiente de trabalho. O curso desmistifica a saúde emocional e trabalha com a questão do manejo das emoções, da ansiedade e do estresse’’, aponta a profissional.
A Jornada de Desenvolvimento da Saúde Emocional é customizada conforme o perfil e a necessidade da empresa. Por esse motivo, não há um limite para o número de turmas, desde que tenha no máximo 25 pessoas em cada. A proposta é que, por meio das experiências adquiridas durante a realização do programa de desenvolvimento emocional, cada participante esteja capacitado para o enfrentamento e a autogestão da própria saúde emocional. Entre os conteúdos trabalhados, Talita Müller destaca, os temas abordados em seis eixos: a saúde emocional e mental, relações interpessoais, estratégias de comunicação, manejo do estresse ocupacional e técnicas e ferramentas zen para a autogestão emocional.
Clique aqui e acesse o formulário de registro de interesse no curso.