Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação

Firjan SENAI lança cinco novos cursos técnicos em EaD para 2021, entre eles de Cervejaria e Energias Renováveis

Aulas online começam em 3 de fevereiro

Aulas online começam em 3 de fevereiroFoto: Divulgação

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 21/10/20 12:41  -  Atualizado em  21/10/20 15:19

Atenta em oferecer temas atuais que ampliem as oportunidades no mercado de trabalho para alunos de qualquer idade, a Firjan SENAI instituiu para 2021 os cursos de Cervejaria, Desenvolvimento de Sistemas, Sistema de Energias Renováveis, Refrigeração e Climatização e Informática para Internet. Esses cinco novos títulos fazem parte do cardápio de 16 cursos técnicos de Educação a Distância (EaD) que serão oferecidos pelas Unidades da Firjan SENAI em 2021.

E para facilitar a escolha desse menu variado, de outubro a dezembro deste ano serão realizadas diversas lives com temas específicos, sempre relativo a um ou mais cursos. Semanalmente, o encontro virtual reunirá, no YouTube, especialistas e um profissional de referência de mercado, para apresentar um dos temas aos participantes da live, que ainda terão espaço aberto para perguntas e dúvidas. Esse movimento abre a campanha de inscrições, que começou em 14/10 e termina em 03/02, data de início das aulas on-line. 

Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, ressalta que as novidades do próximo ano estão antenadas com o futuro do mercado de trabalho. Ele cita, por exemplo, a importância do curso de Sistema de Energias Renováveis: “Hoje as construções estão sendo projetadas e construídas em uma perspectiva sustentável. Esse curso agrega competências para que as pessoas atuem no desenvolvimento e implantação de projetos, sejam a partir do sol, vento ou outras fontes de energia, ou ainda na garantia da funcionalidade do sistema e da gestão do consumo de energia, sejam em empresas e/ou empreendimentos diversos”, explica ele. 

O mundo está em constante e acelerada transformação e o profissional deverá estar pronto para assumir novos desafios a qualquer momento, e a capacitação na Firjan SENAI atua para uma formação ampla, objetivando aumentar as possibilidades de inserção no mundo do trabalho. “Preparamos o aluno para ir além do saber fazer. Em nossos cursos, o aluno entende o que está fazendo e é capaz de agir de maneira técnica e tática na gestão dos processos do seu dia a dia profissional", ressalta Melo.

Ao todo serão abertas 1.800 vagas, com carga horária entre 800 a 1.200 horas, o que representa de um ano a um ano e meio de estudos. Ao longo do ano letivo, as 20 horas semanais exigidas por cada curso serão divididas em 10 horas para o autoestudo, quando o aluno se dedica ao estudo individual na plataforma; seis horas (três vezes por semana) para aulas on-line com instrutor e com a turma; e quatro horas (dois dias por semana) voltadas para tutoria, quando o instrutor tira dúvidas com cada aluno. 

Aulas presenciais

O uso de laboratórios e oficinas ficará para o segundo semestre de 2021, quando está previsto o início das aulas presenciais, e espera-se que a pandemia tenha sido vencida. “São momentos em que o aluno estará na Unidade em que se matriculou para o curso, usando os laboratórios e oficinas para praticar aquilo que aprendeu durante o estudo on-line. Ele vai vivenciar os conhecimentos e praticar em ambientes industriais bem próximos aos que ele encontrará no mercado de trabalho”, acrescenta.

As matrículas dos cursos EaD serão realizadas on-line. O aluno acessa o site dos cursos técnicos, escolhe o título, a escola, se cadastra e faz a inscrição; depois anexa documentos e demais processos necessários para a matrícula de forma virtual. Não perca a oportunidade de estudar na maior instituição de educação profissional da América Latina.

Inscrições em: https://www.firjansenai.com.br/cursorio/portal/index.php

 

 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida