<img height="1" width="1" style="display:none;" alt="" src="https://px.ads.linkedin.com/collect/?pid=4124220&amp;fmt=gif">
Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Competitividade

Presidentes da Firjan e Fiepa assinam convênio no primeiro dia da ROG.e 2026

Alex Carvalho, Fiepa, e Luiz Cesio Caetano, Firjan, firmam parceria para desenvolver fornecedores para a cadeia produtiva do Pará

Alex Carvalho, Fiepa, e Luiz Cesio Caetano, Firjan, firmam parceria para desenvolver fornecedores para a cadeia produtiva do ParáFoto: Pedro Kirilos/Firjan

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 21/09/2026 15:06  -  Atualizado em  21/09/2026 17:44

Luiz Cesio Caetano, presidente da Firjan, esteve, nesta segunda-feira (21/9), na abertura da ROG.e 2026, principal feira de energia do país, que reúne mais de 400 empresas expositoras. A Firjan SENAI SESI está presente na feira com estande onde apresenta seus serviços e projetos de inovação, educação, saúde e segurança do trabalho para o mercado de óleo e gás. Já a Firjan SENAI, em parceira com o Sebrae Rio, promove o Rede de Oportunidades para Fornecedores (RdO Fornecedores) com nove empresas âncoras compradoras: Petrobras, Transpetro, PRIO, Braskem, Equinor, MODEC, Seatrium, TBG e Ocyan.

A cerimônia de abertura da ROG.e foi comandada pelo presidente do IBP, Roberto Ardenghy, e contou com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e do presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, keynote speaker do evento pela manhã. Segundo Caetano, estar na ROG.e é levar toda a experiência da Firjan SENAI SESI para a indústria de energia do país e do mundo.

“Estamos presentes aqui na feira com o nosso estande da Firjan SENAI SESI, apresentando diversos dos nossos serviços e projetos para o mercado de óleo e gás. A ROG.e é uma das maiores feiras de energia do mundo, confirmando a potência da indústria fluminense e nacional”, comentou Caetano.

Leia também: Na ROG.e, Firjan SENAI promove a 30ª edição do programa Rede de Oportunidades para Fornecedores

IC-ROG.e-estande-Firjan.jpg
Luiz Cesio Caetano apresenta aos parceiros do Pará os serviços de tecnologia no estande da Firjan SENAI SESI. | Foto: Pedro Kirilos / Firjan.


Fornecedores para a Margem Equatorial

Ainda pela manhã, a Federação do Rio e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) assinaram uma parceria para o desenvolvimento do projeto de Mapeamento e Ativação de Fornecedores para o mercado de petróleo, gás, energias e naval do estado paraense. A parceria prevê o desenvolvimento de fornecedores na região da Margem Equatorial, por meio da aplicação de metodologias proprietárias da gerência-geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan SENAI SESI, contemplando em um prazo de 12 meses as etapas de mapeamento, capacitação e ativação de prestadores de serviços.

“É um momento extremamente importante para os dois estados, para as duas federações. Podermos compartilhar a atuação do SESI e do SENAI, além de levar a expertise da Firjan para os demais estados do país, é inspirador para o desenvolvimento da nossa indústria, ainda mais agora com essa nova fronteira petrolífera, que é a Margem Equatorial”, afirmou Caetano

Já o presidente da Fiepa, Alex Carvalho, destacou que o Pará está preparado para o desenvolvimento da Margem Equatorial. “O Brasil é uma grande potência na produção de petróleo e nas boas práticas de proteção ao meio ambiente. E essa parceria com a Firjan, com toda a experiência que possui, será fundamental para a formação da cadeia de fornecedores e mais um elo para o desenvolvimento sustentável do Pará e da Margem Equatorial”, comemorou.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida
 
 

Utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Conheça nossa Política de Privacidade.