Nesta quinta-feira (19/5), a Firjan e a Prefeitura de Três Rios firmaram parceria para o “Licença 4.0”, um projeto inédito no estado que tem como objetivo analisar e identificar oportunidades de melhorias nos processos de licenciamento de obras, a fim de simplificar as etapas e a redução dos prazos de tramitação. Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, participou da cerimônia de assinatura do convênio. A expectativa é que o programa seja implementado em outras regiões do Rio de Janeiro.
“O intuito deste projeto é alavancar o crescimento do setor da construção civil, contribuindo assim para a geração de emprego e renda na região”, ponderou Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan, que também esteve presente na ocasião.
Na primeira fase do programa, que foi iniciada esta semana, a equipe técnica da Firjan, em parceria com a secretaria municipal de Obras, vai mapear o fluxo de valor dos processos no estado atual. Em seguida, serão propostas melhorias para dar mais celeridade a todas as etapas envolvendo o licenciamento de obras e construções, nas suas diversas modalidades e tipologias construtivas.
“O Licença 4.0 será um facilitador para o setor e servirá de modelo de gestão para todo o estado”, afirma Waldir dos Santos Júnior, vice-presidente da Firjan Centro-Sul Fluminense e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Três Rios (Sindicom-TR).
O prefeito Joacir Barbaglio destacou que experimentar novos métodos de gestão é fundamental. “Nós queremos dar agilidade aos processos para fazer cada vez mais e melhor pelo desenvolvimento de nosso município", observou.
O protocolo foi assinado durante a reunião conselho empresarial da Firjan Centro-Sul Fluminense e também contou com as presenças de Henrique Nora Jr., do presidente da Firjan Sul Fluminense; Ricardo Monteiro, secretário muncipal de Obras; além de demais empresários.