Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan

Egressos do Programa Vira Vida conquistam vaga de Jovem Aprendiz na Petrobras

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 16/09/20 14:32  -  Atualizado em  16/09/20 16:18

Dez jovens formados na turma do ano passado do Programa Vira Vida, da Firjan SESI, foram aprovados recentemente no processo seletivo para o Programa Petrobras Jovem Aprendiz, que promove a inclusão social por meio de qualificação profissional. O Jovem Aprendiz tem duração de até dois anos, nos quais as instituições conveniadas ao projeto assinam a carteira do participante, com pagamento de um salário mínimo, 13º salário, férias, FGTS, vale refeição e vale transporte.

“É preciso valorizar a conquista desses jovens em plena onda de desemprego ocasionada pela pandemia. A seleção incentiva outros interessados a participarem do Vira Vida, um processo socioeducativo que inclui educação básica para elevação da escolaridade, atendimento psicossocial, acompanhamento pedagógico, formação profissionalizante, noções de autogestão e empreendedorismo”, afirma Celso de Souza Cunha, especialista em Projetos Especiais da Firjan e coordenador do programa.

O processo seletivo foi realizado pela Organização Não Governamental São Martinho, contratada pela Petrobras para operacionalizar o Jovem Aprendiz, em parceria com a Firjan SENAI. Durante a seleção foram avaliados atributos como motivação, interesse, perfil alinhado aos valores do programa, notas e desempenho escolar, entre outros, além da vulnerabilidade social dos candidatos.

“Essa conquista precisa ser celebrada. Mesmo com toda a dificuldade das empresas em manter programas de aprendizagem, conseguimos encaminhar nossos jovens para esse processo seletivo. Mais jovens que ingressaram em outros programas de aprendizagem de empresas parceiras permaneceram empregados nesse período crítico, e isso também é digno de comemoração. São exemplos de incentivo para que todos se mantenham preparados para quando as oportunidades surgirem”, afirma Diego da Silva Santos, analista de Projetos Especiais da Firjan SESI.

Após a inscrição no Jovem Aprendiz, os selecionados do Vira Vida participaram de uma avaliação prévia, por meio de entrevistas em videochamadas, e foram ranqueados a partir dos pontos avaliados. Israel Marcos Ferreira de Souza, de 20 anos, um dos selecionados, comemora a conquista: “Essa aprovação é uma grande oportunidade para mim. Achei que não fosse conseguir arrumar um emprego tão cedo, com esta pandemia. No processo seletivo fiz uma entrevista on-line com todos os candidatos e fiquei muito nervoso, mas graças ao Vira Vida, que me ensinou como me comportar nessas ocasiões, eu estava preparado e consegui”, conta ele.

Para Yasmin de Mattos Fernandes, de 18 anos, outra participante selecionada, o programa da Firjan SESI ajuda a desenvolver habilidades necessárias na busca por uma vaga de emprego, como a resiliência. “Falamos muito sobre autoestima, autoconfiança e autonomia e sobre como lidar com as emoções. Todas essas competências são muito importantes em um processo seletivo, e acho que me ajudaram a conquistar a vaga. Estou muito feliz”, ressalta.

Saiba mais sobre o Vira Vida.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida