Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Infraestrutura

Firjan faz atualização sobre cenário energético brasileiro

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 28/07/21 15:16  -  Atualizado em  28/07/21 16:55

O ONS (Operador Nacional do Sistema), órgão responsável pela operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), indica que o nível dos reservatórios do sistema está em 36,34% com uma queda semanal de quase 1%. A expectativa é de que os reservatórios do Sudeste/Centro Oeste, responsável por 70% da capacidade de geração hídrica do país, cheguem ao fim do mês com 26,0%. A carga de energia do mês de julho deve apresentar crescimento de 3,0% em relação ao mês de julho de 2020.

A geração termelétrica segue constante e com grande participação, chegando a contribuir com 30% da geração total de energia do SIN. Permanece a importação de energia do Uruguai e da Argentina. Com o objetivo de fortalecer a oferta de energia termelétrica, o Operador abriu processo para geração de usinas sem contrato de comercialização. O acionamento dessas usinas poderá ocorrer por período determinado, até o limite de seis meses, de forma ininterrupta e deve considerar a otimização do custo total de geração do sistema e a segurança operativa.

A Firjan continuará monitorando e publicando os principais indicadores do setor elétrico no intuito de manter informados e atualizados das condições de geração energética todos os seus associados.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida