Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Qualidade de Vida

Casa Firjan tem masterclass sobre como trabalhar com o que se ama

Diretora de Aprendizagem da The School of Life Brasil, Mônica Barroso deu o masterclass na Casa Firjan

Diretora de Aprendizagem da The School of Life Brasil, Mônica Barroso deu o masterclass na Casa FirjanFoto: Vinícius Magalhães

29/04/19 15:14  -  Atualizado em  29/04/19 15:35

É possível aliar dinheiro com felicidade no emprego? Essa tem sido a pergunta de muitos brasileiros que, durante toda a carreira, privilegiaram a estabilidade financeira, mas que agora querem mais do que um bom salário e buscam uma satisfação pessoal. Para desvendar esse dilema, a diretora de Aprendizagem da The School of Life Brasil, Mônica Barroso, deu mais um masterclass na Casa Firjan, no último sábado, 27/04.

“Juntar trabalho e prazer é um exercício muito recente”, afirmou Mônica. A busca profissional não é mais pautada pela estabilidade financeira, pois chega um momento da vida que vem o questionamento: "o que estou fazendo aqui?”.

Durante todo o dia, ela interagiu com os participantes por meio de diversos testes, debates e depoimentos, e mostrou que a escolha de uma carreira pode não ser tão simples e que, no meio desse caminho, existem muitos obstáculos até encontrarmos os nossos interesses e paixões.

Na antiguidade, o trabalho era uma necessidade, mas hoje é um instrumento para o autodesenvolvimento. Então como fazer aquilo que se ama? Um dos segredos pode estar na infância. Na sua aula, Mônica mostrou que, por trás das brincadeiras que todos fazíamos quando éramos crianças, pode estar escondido um desejo profissional reprimido, como pistas de um autorretrato.

A importância do autoconhecimento

Segundo acrescentou, a inveja ainda é uma grande questão na nossa sociedade, porém, reconhecer isso também pode ser importante para descobrir o que se ama no trabalho. “Sentir inveja é humano e pode ser muito positivo no desenvolvimento profissional”. A inveja de uma qualidade vista em outra pessoa pode indicar que você também gostaria de ser ou de fazer aquilo.

Mas por que as pessoas não vão atrás dos seus sonhos? O medo e a angústia estão entre os motivos, assim como a família, com seus desejos e anseios por um futuro melhor. Todos esses fatores podem levar a uma escolha baseada apenas no que se espera de você, levando à frustração profissional. Uma das dicas de Mônica é listar palavras que fazem sentido nos seus desejos profissionais. “As profissões são ferramentas para nós nos realizarmos”, reiterou.

O dia na Casa Firjan foi um grande exercício de autoconhecimento para ajudar quem deseja mudar os rumos da carreira. Na opinião da especialista, fazendo pequenos experimentos, dando pequenos passos será possível sair da teoria e ir para a prática.

A Casa Firjan já recebeu em seu masterclass outros especialistas da School of Life, como o filósofo e pensador cultural Roman Krznaric, fundador da instituição, e um dos professores sêniores dela no Reino Unido, David Baker, que ofereceu masterclass sobre Tecnologia e Inteligência Emocional.

A Casa Firjan oferece palestras, cursos e masterclasses: saiba mais e confira a programação.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida