Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Qualidade de Vida

Casa Firjan realiza palestras e debates em colaboração com o LivMundi, o Festival de Vida Sustentável

A sustentabilidade é um pilar fundamental para a Casa Firjan, presente inclusive na construção do prédio anexo, da Firjan SENAI

A sustentabilidade é um pilar fundamental para a Casa Firjan, presente inclusive na construção do prédio anexo, da Firjan SENAIFoto: Paula Johas

03/06/19 09:29  -  Atualizado em  06/06/19 10:04

Em parceria com o LivMundi, Festival de Vida Sustentável, a Casa Firjan promove este mês, três encontros especiais do ciclo Aquário. Serão palestras e debates sobre sustentabilidade, colaboração e empreendedorismo, como parte das atividades da terceira edição do LivMundi, que acontece no Rio. A primeira das palestras foi nesta terça, dia 04/06, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente.

“A sustentabilidade é um pilar fundamental para a Casa Firjan, presente desde a construção do prédio, que inclusive conquistou o segundo lugar no Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura e Habitat Sustentável em 2018, perdendo apenas para uma estação de pesquisa verde na Antártida.. E nós entendemos que deve ser também um pilar intrínseco às estratégias de mercado e aos negócios de todas as empresas. O evento, portanto, está alinhado a nossa proposta”, destaca Iuri Campos, analista de Conteúdo da unidade de Botafogo.

Luciane Coutinho, idealizadora do festival, explica que a ideia da edição deste ano foi expandir o conteúdo do LivMundi para outros territórios. “Além do Parque Lage e do Complexo da Penha, escolhemos a Casa Firjan como cenário para debater de que modo as empresas podem pensar seus modelos de negócio de forma sustentável desde a raiz. Essa é uma demanda efetiva do mundo atual”.

Encontros na Casa Firjan

A palestra do dia 4, “Caminhos para o desenvolvimento sustentável”, discutiu o embate e possível diálogo entre progresso e sustentabilidade, ponderando como as escolhas das empresas, pessoas e países impactam o planeta. Álvaro Ferreira, doutor em geografia; Gabriel Degues, gerente de projeto de poliolefinas recicladas no Brasil, da Braskem; e Suzana Kahn, superintendente de Clima e Mercado de Carbono da Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, conduziram o debate.

Já em 13/06, os convidados abordam como o uso responsável das riquezas naturais pode gerar valor econômico para pessoas e empresas na palestra “Empreendedorismo consciente: como criar valor com sustentabilidade?”. Participam da discussão Fernando Sousa, diretor Institucional e de Sustentabilidade do Grupo Cataratas; Nina Braga, diretora do Instituto–E; Roberto Nascimento, sócio-diretor da Equatorial Consultoria; e Sônia Kinker, chefe do Parque Nacional da Tijuca, do Rio de Janeiro.

A palestra de 19/06 traz a presença internacional de empreendedores holandeses, que falam sobre “Sustentabilidade e colaboração: casos de sucesso da Holanda”, como casas do futuro, bicicletas leves e por assinatura e refeições compartilhadas. Gert Van Vugt, cofundador e CEO da Sustainer Homes; Karlijn Marchildon, diretora global de Comunicação e Relações Públicas da VanMoof; e Marieke Hart, fundadora do Share Your Meal, falam sobre suas experiências sustentáveis e as oportunidades da economia de plataformas.

Para garantir ingressos, clique: dia 13/06 ou dia 19/06.

 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida