A Casa Firjan, em Botafogo, é agora mais um posto de vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro. As primeiras doses foram aplicadas em pessoas com 77 anos na manhã dessa segunda-feira, 8, com a presença do secretário municipal da saúde, Daniel Soranz. Ao longo desta semana, a vacinação ocorre conforme o calendário da prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada para o público ocorre exclusivamente pela Rua Dona Mariana, 19.
“É muito simbólico que a vacina aconteça nesse ambiente que pensa na inovação e reflete diariamente sobre o futuro. É somente com a ajuda da ciência que vamos vencer a pandemia, e não existe futuro sem vacina”, destaca o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
Para receber os idosos e seus acompanhantes, a Casa Firjan reservou seu hall de entrada, duas salas específicas para a vacinação e efetivo para auxiliar na operação. Conforme a empresária e diretora da Firjan, Carla Pinheiro, ao disponibilizar o ambiente da Casa Firjan para a prefeitura e auxiliar nessa operação, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro cumpre um importante papel social de ajudar o Rio de Janeiro a minimizar os impactos da pandemia.
|
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e a empresária Carla Pinheiro, diretora da Firjan, na Casa Firjan, novo posto de vacinação contra Covid-19. Foto: Vinicius Magalhães/Firjan |
“Enfrentamos uma crise global, sanitária e econômica, sem precedentes para várias gerações. É fundamental salvarmos vidas, empregos e empresas. O engajamento da Firjan desde o primeiro momento e o novo ponto de vacinação na Casa Firjan trazem para a sociedade um acolhimento que nos move com resiliência para um futuro sem pandemia”, salienta.
Novas doses podem chegar ainda hoje
Até o momento, cerca de 420 mil pessoas já foram vacinadas no Rio de Janeiro, e a expectativa é de que sejam vacinadas na Casa Firjan cerca de 6 mil pessoas entre março e abril. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que o estoque atual será utilizado em pessoas com 76 e 77 anos, e que a previsão é de que o Ministério da Saúde receba ainda hoje novas doses.
“Essa parceria com a Casa Firjan vai melhorar muito o conforto das pessoas que vão ser vacinadas, e também dos profissionais de saúde nesse processo. É um ponto de vacinação muito estratégico”, disse Daniel Soranz.
No intuito de evitar aglomerações, a Casa Firjan estará fechada para visitação durante os dias de semana. Mais informações sobre a vacinação no Rio de Janeiro podem ser conferidas em http://vacina.rio.
Firjan SESI já testou mais de 40 mil trabalhadores
O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou que a entidade foi a primeira e a mais assertiva na apresentação de propostas aos governos Federal, Estadual e municipais, através do Programa de Apoio à Resiliência Produtiva. “Esta iniciativa foi lançada apenas dois dias depois da decretação da pandemia e garantiu resultados expressivos. Pela Firjan SESI, já executamos a testagem de 40,5 mil trabalhadores da indústria – de forma gratuita para as de pequeno porte – e ainda realizamos o apoio técnico e a articulação para a doação de mais 4 milhões de itens, como máscaras, luvas e álcool, para a rede pública de saúde. A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro seguirá comprometida com ações que contribuam diretamente no combate à pandemia e na retomada segura do desenvolvimento do Rio de Janeiro", finaliza.