Ministro Renan Filho entre Márcio Fortes, diretor da Firjan, e Marcelo Kaiuca, vice-presidente da federaçãoFoto: Divulgação | Firjan
A Firjan participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço da implantação da nova pista da Serra das Araras, BR-116/RJ (Rodovia Presidente Dutra), entre Rio de Janeiro e São Paulo. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12/4, em Paracambi, com a presença do ministro de Estado dos Transportes, Renan Filho. O vice-presidente da Firjan Sul Fluminense, Antonio Carlos Vilela, ressaltou a importância da medida que propiciará o desenvolvimento da atividade industrial por meio da melhoria logística e mais segurança para a população.
Com a obra, a Serra das Araras passará a ter oito faixas, além dos acostamentos, nos dois lados da estrada
Com a obra, a Serra das Araras passará a ter oito faixas, além dos acostamentos, nos dois lados da estrada. A nova pista representa um avanço significativo para a economia do Rio de Janeiro e São Paulo. “Consideramos esse um marco histórico na revitalização da Rodovia Presidente Dutra, através do início das obras para a duplicação da Serra das Araras, que tanto problema causou para a indústria, seja na conexão do Sul-Fluminense com o Rio de Janeiro, como do Rio de Janeiro e São Paulo. Esse é um anseio de 25 anos da população e temos muita expectativa para esse processo, que se inicia com a assinatura da inauguração da obra”, enfatizou Antonio Carlos Vilela, reforçando a contribuição que o projeto oferece para a melhoria no tráfego de caminhões e para a redução do número de acidentes.
Com um investimento estimado em R$ 1,5 bilhão, a iniciativa reduzirá o tempo de viagem entre duas regiões de relevância econômica. “Esta é uma obra de significativa importância para o desenvolvimento não só do estado, mas do país. Não é apenas uma questão de reduzir o tempo de viagem, mas de solucionar um passivo de décadas para a indústria fluminense”, destacou Marcelo Kaiuca, vice-presidente da Firjan e presidente do Fórum Setorial da Construção Civil da federação.
A obra de revitalização da Serra das Araras promoverá melhorias para importantes polos industriais das regiões Sul Fluminense e Rio. Um grande volume do tráfego da rodovia é de veículos pesados, responsáveis pelo transporte de itens essenciais do país, fruto da forte atividade industrial. "Ao encurtar as distâncias e aumentar a eficiência logística, a obra facilitará o transporte de cargas, reduzindo os custos de frete e fortalecendo a competitividade do estado e promovendo o crescimento econômico, de forma sustentável e duradoura", ressaltou o gerente de Infraestrutura da Firjan, Isaque Ouverney.
Evento contou com a presença de autoridades que destacaram o quanto a obra contribuirá para o desenvolvimento econômico
O diretor de Relações Institucionais da Firjan, Márcio Fortes, também acompanhou a cerimônia, ressaltando o compromisso da Firjan com o desenvolvimento econômico e da infraestrutura do estado. O evento contou ainda com a presença do governador do estado, Cláudio Castro e outras autoridades.