Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação

Escolas Firjan SESI Tijuca e São Gonçalo ofertam 302 vagas gratuitas para ensino médio com técnico

Foto: Paula Johas

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 03/01/20 15:55  -  Atualizado em  13/01/20 16:52

A partir de fevereiro deste ano, a nova Escola Firjan SESI Tijuca e a Firjan SESI São Gonçalo oferecerão 302 vagas gratuitas para o programa de Ensino Médio da Firjan SESI com curso técnico da Firjan SENAI, nos turnos da manhã e tarde. São 240 oportunidades para a unidade na Tijuca e 62 para a unidade em São Gonçalo. 

As vagas serão prioritariamente destinadas aos dependentes de industriários ou de ex-industriários, com comprovação de vínculo de até três anos. Caso seja necessário complementar o quantitativo de alunos, serão oferecidas vagas à comunidade em geral.  As inscrições vão até 15/01, às 18h. As aulas, em ambas as escolas, terão início no dia 05/02.

Para participar do processo seletivo de gratuidade, conforme exigência do Regulamento do SESI e Regimento do SENAI, o candidato deverá apresentar autodeclaração de baixa renda, definida como renda familiar mensal per capita bruta de no máximo 1,5 salário mínimo federal, e ter concluído o Ensino Fundamental.

No primeiro ano do Ensino Médio, o aluno cursará, em um turno, as disciplinas da Matriz Curricular do SESI-RJ. Ainda no primeiro ano do ensino médio, no primeiro semestre, os alunos cursarão, no outro turno, dois cursos de Iniciação Profissional no SENAI-RJ, com o objetivo de experimentação para a escolha do curso técnico a ser iniciado no segundo semestre. Os cursos disponíveis na unidade Tijuca são Técnico em Edificações,Técnico em Sistemas de Energia Renovável, Técnico em Confeitaria e Técnico em Alimentos. Já na unidade São Gonçalo são: Técnico em Logística e Técnico em Automação Industrial. 

No segundo ano, em um turno o aluno dará prosseguimento aos estudos do ensino médio, e no outro, dará continuidade e concluirá o curso técnico. Entretanto, sua certificação ficará condicionada à conclusão e certificação do ensino médio, conforme legislação educacional vigente. 

Já no terceiro ano, em um turno o aluno dará prosseguimento ao Ensino Médio e no outro poderá optar entre o preparatório para o Enem – com carga horária distribuída em três dias da semana, além de um dia de orientação para projetos na área de educação profissional – ou a participação em estágio referente ao seu curso técnico (se for contratado por outra empresa) em um dos turnos da semana, fazendo o preparatório do Enem aos sábados.

Dupla certificação

A proposta inovadora visa articular a educação básica com a educação profissional, oferecendo ao estudante a dupla certificação. “O aluno terá uma boa formação no Ensino Médio, tendo contato com todas as suas particularidades, como também sairá tecnicamente preparado para a formação pela qual optar, facilitando a sua inserção no mercado de trabalho”, explica Giovanni Lima, gerente de Educação Básica da Escola Firjan SESI.

Inscrições

As inscrições serão realizadas pelo site da Escola Firjan SESI , devendo o aluno comparecer à unidade posteriormente para validar sua participação, portando os documentos listados no edital. 

A prova de seleção será realizada no dia 23/01, das 9h às 12h, e será composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha, contemplando conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas da 2ª etapa do Fundamental II, em especial do 9º ano. O local será divulgado em data exposta no edital.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida