As micro e pequenas empresas (MPEs) são as maiores geradoras de emprego no Brasil e no mundo. A carência de estruturas robustas de pessoal, de processos e de capital próprio impõe enormes desafios às MPEs, acentuados pela pandemia provocada pelo Covid-19 no ano de 2020. Promover a competitividade e fomentar a capacidade de inovação das MPEs tornou-se ainda mais urgente para a recuperação econômica do País e do Estado do Rio de Janeiro.
Nesse contexto, a Firjan identificou a necessidade de ampliar as iniciativas de apoio às MPEs fluminenses e constituiu Grupo Empresarial de Trabalho (GT) visando obter recomendações que norteiem as ações da federação. Das sugestões apontadas pelo GT nasceu o Projeto Firjan da Pequena Empresa, que oferece de forma concentrada orientações e serviços com foco no segmento. O projeto foi apresentado para empresários em evento realizado no dia 5 de outubro de 2021, que comemorou o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa e contou com a participação de Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, e de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil.
O Projeto Firjan da Pequena Empresa foi estruturado em três pilares: Portal Firjan das Pequenas Empresas, Núcleo de Atendimento às Pequenas Empresas e parcerias para apoiar o crescimento dos negócios. O Portal oferece informações e serviços em diversas áreas, como economia, inovação, tributária e ESG. Através do núcleo, os empresários terão atendimento especializado, orientado para a solução de problemas e acesso a serviços. No terceiro pilar, relacionado a parcerias, a ideia é que seja desenvolvido o “Ecossistema PEQ”, com o fechamento de parcerias com instituições que podem contribuir com o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.