Garantir a realização de projetos-chave para a logística do estado do Rio de Janeiro:
• Concessão da BR-040, conjuntamente com a BR-495, priorizando-se a conclusão da nova pista de subida da serra de Petrópolis;
• Concessão conjunta dos aeroportos internacionais Tom Jobim e Santos Dumont, considerando o sistema multiaeroportos existente e garantindo o fortalecimento do hub aéreo internacional fluminense;
• Relicitação da BR-101 (trecho Norte, conjuntamente com a BR-356) e da BR-393, com inclusão de novos trechos e foco na conclusão de obras dos contratos anteriores;
• Construção da EF-118, tendo como trecho prioritário a ligação do Porto do Açu com a EFVM - Estrada de Ferro Vitória a Minas;
• Aprimorar a infraestrutura de acesso aquaviário dos portos fluminenses, com a realização de dragagens de manutenção e aprofundamento nos portos geridos pela Cia. Docas do Rio de Janeiro.
Status:
No dia 30 de maio de 2025, o Consórcio Nova Estrada Real, formado pela brasileira Construcap e pelas empresas espanholas Ohla e Copasa, ganhou o leilão de concessão da BR-040 ao apresentar o maior desconto tarifário (14% sobre a Tarifa Básica de Pedágio). A concessionária será responsável pela administração de 218,9 quilômetros da rodovia, no trecho entre Juiz de Fora (MG) e o estado do RJ pelos próximos 30 anos. O investimento previsto é de R$8,84 bilhões: •Investimentos previstos (CAPEX): R$ 5,178 bilhões; •Custos operacionais estimados (OPEX): R$ 2,876 bilhões; •OPEX total (com recursos vinculados): R$ 3,821 bilhões; Com a escolha de uma nova concessionária, a Firjan pede celeridade no início das obras da Nova Subida da Serra de Petrópolis. A federação destaca que a modernização da estrada é fundamental para trazer os benefícios diretos para a indústria fluminense e nacional. A estrada é a principal ligação entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, responsáveis por mais de 20% do PIB brasileiro. Em 04/06/2025 o TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou a repactuação do contrato de concessão do Aeroporto do Galeão (RJ), o contrato será reformulado e a outorga anual será variável, atrelada ao faturamento, com cinco anos de carência. Foi decretada a caducidade do contrato da concessão da BR-393, também conhecida como Rodovia do Aço, no dia 0/06/25, através do Decreto nº 12.479. Foram realizadas diversas audiências públicas em janeiro de 2025 visando a licitação da EF-118, no Trecho São João da Barra (RJ) - Cariacica (ES). O processo está em análise no Tribunal de Contas da União com previsão de licitação no primeiro trimestre de 2026. Foram realizadas dragagens nos portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí. A PortosRio, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, anunciou investimentos de R$ 400 milhões em dragagens no Porto do Rio de Janeiro visando aumentar a profundidade do canal de acesso e melhorar a capacidade operacional do porto. Além disso, foi autorizado investimento emergencial de dragagem no Porto de Itaguaí visando conter o avanço do assoreamento do canal de acesso, da bacia de evolução e dos berços portuários, além de também aumentar a capacidade de operação do porto.