O que é
Mostra de Teatro Juvenil – Juliana Gonçalves
Valor
Gratuito
Local
Teatro Firjan SESI Jacarepaguá
Av. Geremário Dantas, 940 – Freguesia
Rio de Janeiro - RJ
Data
Horário
Título
- 12/10/2025
- 17h às 17h50
Detalhes
Essomericq é um personagem real da história: filho de um cacique carijó, em 1504 foi à França aprender a fazer armas e deveria ser trazido de volta à sua terra em vinte luas. Isso nunca aconteceu e Essomericq morreu sem nunca ter voltado à sua aldeia. Mais que isso: ele se perdeu dos registros históricos quando foi batizado com um nome comum francês.
Vinte Luas é um espetáculo teatral sobre espera, encontros e desencontros de si, situado nos primeiros anos da colonização brasileira.
Juliana Gonçalves
Produtora cultural há 10 anos e diretora de Produção Teatral, é formada em Produção Cultural pela UFF, mesma universidade onde também cursou História. Em 2024 produziu seu primeiro trabalho internacional, “De pelos y cicatrices”, coprodução Brasil-Chile apresentada na Mostra Ventana Sur (Fundación Cuerpo Sur, Santiago).
No mesmo ano lançou seu primeiro filme como diretora e roteirista, “Mandinga de Gorila”, vencedor do Prêmio Aquisição Canal Curta! e Porta Curtas, no 35º Festival Internacional de Curtas de São Paulo. O curta já soma 10 seleções oficiais, foi indicado na primeira etapa do Prêmio Grande Otelo 2025, premiado como Melhor Direção de Arte no 17º Festival de Paranapiacaba e exibido na mostra coletiva Rio de Janeiro: Fantasmas, Máscaras e Territórios (Futuros Arte e Tecnologia, RJ).
Idealizadora do espetáculo “Karaíba”, adaptação do livro de Daniel Munduruku, realizou entre 2021 e 2024 circulação por quatro estados e 16 municípios, com temporadas no Teatro Ruth de Souza (RJ), SESC Pompeia (SP) e SESC Rio, sendo destaque da Mostra Lúcia Camargo do 31º Festival de Teatro de Curitiba. Por este trabalho, recebeu indicação como Melhor Direção de Produção no Prêmio CBTIJ 2024.
Entre 2021 e 2024, também foi diretora de produção do projeto “Império Nacionalista” (peça-filme, performances, livro e experimentos cênicos). Antes disso, acumulou experiência em instituições como o Sesc e Museu da Justiça, consolidando sua trajetória de uma década na área cultural.
Duração:
50 min
Classificação:
Livre
Ficha técnica:
Idealização e produção: Juliana Gonçalves
Direção: Simone Kalil
Dramaturgia e assistência de direção: Luzé Gonçalves
Atriz: Carolina Virguez
Iluminação: Andrea Capella
Direção musical: Daniel Castanheira
Foto:
Divulgação