O que é
Mostra de Teatro Juvenil – Grupo MultiArte
Valor
Gratuito
Local
Teatro Firjan SESI Caxias
Rua Artur Neiva, 100 | 25 Agosto
Duque de Caxias - RJ
Data
Horário
Título
- 12/10/2025
- 16h às 16h50
Detalhes
A peça de teatro "A fome que consome os adolescentes" mergulha no universo dos jovens, explorando as diversas formas de "fome" que os acometem, indo além dos prejuízos físicos. A obra retrata as angústias, medos e desafios enfrentados pelos adolescentes em busca de identidade, afeto, reconhecimento e um futuro promissor.
Por meio de monólogos e muita interação com o público, a peça apresenta um mosaico de personagens que vivenciam realidades distintas, mas que compartilham a mesma sensação de vazio e incompletude. Desde a menina blogueira rodeada de pessoas virtuais, que na realidade se sente sozinha, até o menino que vive nas ruas.
O espetáculo não se limita a denunciar os problemas, mas também busca despertar a empatia e a solidariedade do público. Ao apresentar as diferentes faces da "fome" que consome os adolescentes, a obra convida à reflexão sobre como a sociedade lida com os jovens dos dias atuais (a geração Z).
Grupo MultiArte
Fundado em 2004, no ambiente de uma escola pública em Duque de Caxias, o grupo MultiArte nasceu como um projeto social e se transformou em um importante movimento artístico com forte impacto sociocultural. Com uma proposta multidisciplinar, o grupo atua nas áreas de teatro, dança, música, contação de histórias e literatura, promovendo arte acessível e de qualidade.
O MultiArte leva seus espetáculos a escolas, praças, bibliotecas e hospitais, democratizando o acesso à cultura e utilizando a arte como ferramenta de transformação social. Com mais de 50 integrantes, o grupo se organiza em diferentes núcleos: Cia Teatral, 1ª e 2ª geração, 3ª geração e Grupo Diversidade, ampliando seu alcance e diferentes formatos de atuação.
Reconhecido por sua excelência, o MultiArte já se apresentou para grandes nomes da literatura infantil, como Ziraldo, Ana Maria Machado e Bia Bedran.
Foi premiado no Festival 72 Horas Rio (2014), na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias/Lei Aldir Blanc – pelo trabalho de relevância no município (2021) e no 25º Festival de Teatro Infantil do Tijuca Tênis Clube (2024).
Além disso, o grupo é vencedor do Prêmio Asas (2024), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, e é reconhecido como Ponto de Cultura (2025) pelo Ministério da Cultura, consolidando sua relevância no cenário cultural do estado.
Duração:
50 min
Classificação:
Livre
Ficha técnica:
Direção-geral e texto: Maggie Dias
Elenco: Eliza Sara e Victor Louiz
Produção executiva: Maggie Dias, Eliza Sara e Victor Louiz
Produção administrativa: Beatriz Andrade
Concepção do figurino: Victor Louiz, Maggie Dias, Eliza Sara e André Henrique Concepção do cenário: André Henrique, Maggie Dias, Victor Louiz e Eliza Sara
Elaboração de elementos cênicos: André Henrique
Coreografia: André Henrique
Iluminação: Gabriel Costa
Sonoplastia: André Henrique
Operação de som: China
Maquiagem: Camila Tosta
Foto e vídeo: Day Rec e equipe
Intérprete de libras: Núbia Rangel
Camareira: Leila de Cassia Passos do Rosário
Auxiliar de produção: Julia Miranda e Gabriela Lourenço
Foto:
Cacau Rodrigues