Na primeira edição de 2021, a Websérie Firjan Óleo,Gás e Naval promoveu a divulgação da Chamada Pública conjunta entre Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e o Conselho Norueguês de Pesquisa (RCN), aberta em dezembro, para a apoiar projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento (PI&D) com o objetivo de atender às demandas da indústria brasileira offshore. O edital prevê o limite de até R$ 5 milhões para empresas brasileiras, em recursos não reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); e de 15 milhões de coroas norueguesas, via RCN, para as companhias norueguesas.
A gerente de Projetos Sênior na Innovation Norway, Michelle Duarte, enfatizou a cooperação entre os dois países, destacando a ocorrência de duas chamadas públicas com a Finep desde 2014, além da atual. Ela lamentou que a pandemia suspendeu os encontros e feiras presenciais, mas destacou a entidade está disponível a todas as empresas que desejam conhecer e fazer negócios com a indústria norueguesa.
Firjan SENAI fornece apoio tecnológico
Pesquisador-chefe do Instituto SENAI de Inovação em Química Verde e Instituto SENAI de Inovação em Inspeção e Integridade, Antonio Fidalgo, destacou que a Firjan está preparada para contribuir com as empresas, que desejam submiter-se ao edital, por meio de parceria, consultoria e desenvolvimento de projetos. Ele lembrou que os institutos ligados à Firjan SENAI SESI são certificados com as ISOs 45001 e 14001 (saúde, segurança e meio ambiente) e credenciados junto à ANP e à EMBRAPII.
Entre as competências e linhas de pesquisas desenvolvidas pelos Institutos SENAI, como forma de apoiar à indústria fluminense e nacional, Antonio Fidalgo, destacou a atuação em processos, materiais e transformações em químicas verdes; monitoramento avançado para inspeção não destrutiva; avaliação e mapeamento de riscos industriais; matemática e inteligência computacional, e simuladores e soluções hápticas. Na área de saúde, citou os trabalhos em biotecnologia aplicada à saúde, desenvolvimento e otimização de marcadores biológicos e moleculares, e tecnologias digitais para saúde, entre centenas de outras atuações das instituições de pesquisa e desenvolvimento científico para as empresas.
Veja aqui a apresentação da Firjan SENAI
Chamada Pública
Durante o encontro on-line (em 23/2), o superintendente da Área de Inovação, Mauricio Syrio, e a gerente do Departamento de Petróleo, Mineração e Indústria Naval, Cristiane Abreu, ambos da Finep, detalharam os principais pontos da chamada pública. Segundo eles, o objetivo é apoiar projetos elaborados em cooperação entre empresas dos dois países, visando atender às demandas da indústria do petróleo e gás. “Serão selecionadas pesquisas na fronteira do conhecimento, que busquem novas soluções para o mercado”, explicou Syrio.
Segundo ele, há demandas para o desenvolvimento de tecnologias ainda inéditas no Brasil, voltadas para a extração de petróleo proveniente do pré-sal. As linhas temáticas são: 1. Redução de gases de efeito estufa, eficiência energética e meio ambiente; 2. Estudo do subsolo, incluindo o uso de CO2, para recuperação avançada de petróleo (EOR); 3. Perfuração, conclusão e intervenção; 4. Produção, processamento e transporte; 5. Acidentes graves e ambiente de trabalho; e, 6. Tecnologia de materiais.
Veja aqui a apresentação da Finep
O prazo final para envio de propostas é às 18h de 12 de maio de 2021. Os interessados devem acessar o edital aqui .
Acompanhe os eventos da Websérie Firjan Óleo, Gás e Naval nesta playlist .
Assista a Websérie sobre a Chama Pública Finep e RCN