
Foto: Pedro Kirilos/Firjan
Com a Rede de Institutos de Tecnologia e de Inovação da Firjan SENAI SESI, une-se conhecimento aplicado e desenvolvimento tecnolígico para atender empresas do Rio e de todo o Brasil, oferecendo aprendizado, soluções inovadoras e serviços especializados a empresas de todos os portes. Nesta quinta-feira (22/5), representantes de quatro sindicatos filiados à Firjan participaram de uma visita técnica guiada aos Institutos SENAI de Tecnologia em Engenharia e Design Industrial, em Química e Meio Ambiente, aos Centros de Referência em Alimentos e Bebidas e de Construção Civil e à Firjan SENAI Vila Isabel, todos na zona norte da Capital.
Os Institutos são conectadas entre si, compartilhando competências, portfólio, laboratórios e especialistas. Com isso, a Firjan SENAI SESI é parte da maior rede privada de inovação da América Latina, desenvolvendo soluções para áreas como: tecnologias químicas e de meio ambiente, processos químicos e biotecnologia, tecnologias de materiais, tecnologias digitais e engenharia e design industrial. Tudo isso com o objetivo de aumentar a competitividade das indústrias fluminenses e brasileiras de todos os portes, imprimindo diferenciais com soluções tecnológicas para criar e desenvolver novos processos e produtos.
Para Jorge Gomes do Couto, diretor operacional do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas no Município do Rio de Janeiro (Sinmetal), a Firjan SENAI está disponibilizando grandes centros de excelência que vão gerar oportunidades de negócios, de capacitação e de desenvolvimento de tecnologia para todas as empresas interessadas. “As empresas têm reclamado muito da falta de mão de obra especializada e de falta de qualificação num momento de reaquecimento de atividades na cidade do Rio de Janeiro”, avaliou.
Estiveram também no evento Vinícius Moraes, diretor do Sindicato das Indústrias Mecânicas e de Material Elétrico do Município do Rio de Janeiro (Simme); Ana Luísa Silva Guimares, diretora operacional do Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar do Estado do Rio de Janeiro (Sindratar); e Henrique da Costa, representante do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico dos Municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti e Nilópolis (Simmec).
 |
|
Segundo Damian Horácio José Gomez, gerente de Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI, o propósito é impulsionar a inovação industrial, apoiando as empresas a superar um desafio real: a grande distância que ainda existe entre pequenos e médios empresários e o universo tecnológico. "O SENAI sempre foi referência em educação profissional. Então, historicamente, a Firjan SENAI se caracterizou por formar mão de obra para indústria. Há aproximadamente 25 anos, a Firjan SENAI vem investindo fortemente em desenvolvimento tecnológico”, destaca.
Ainda segundo ele, existe uma equipe robusta dedicada à pesquisa aplicada e a prestação de serviços tecnológicos. "São cerca de 600 colaboradores, atuando em unidades localizadas no Parque Tecnológico da UFRJ, no Maracanã e na Tijuca. Desenvolvemos capital humano qualificado e soluções sob medida para reduzir essa lacuna e impulsionar a competitividade da indústria”, relata Damian.
Para Eduardo Lorenzo Castro, gerente de operações na Firjan SENAI Vila Isabel, os Centros de Referência têm por objetivo oferecer educação e serviços tecnológicos para aumentar a competitividade da indústria fluminense por meio de uma atuação setorial. “Devemos estar atentos às tendências e necessidades das empresas e prover soluções em Educação, Tecnologia e Eficiência”, disse.