A intensa visitação de lojistas na 6ª edição do Veste Rio, de 17 a 21/10, no Píer Mauá, indica que os empresários apostam em um 2019 mais promissor para os negócios. Somente no primeiro dia, 180 lojistas vips, além dos espontâneos, visitaram o evento, que tem a Firjan como uma das patrocinadoras.
Ana Carla Torres, coordenadora de Desenvolvimento dos Setores de Consumo da federação, diz que a movimentação da feira é mais um indicador de que o segmento está saindo da recessão. “A indústria da moda responde muito rápido aos sinais de melhora na economia e tudo aponta para uma recuperação maior no próximo ano. Até as contratações já tiveram início, confirmando nossas previsões”, afirma ela.
Por meio de dois editais, a Firjan selecionou 29 marcas fluminenses, que receberam apoio para estar no Veste Rio. Vinte e três participam simultaneamente do Espaço Firjan, no Salão de Negócios, voltado para vendas no atacado; e do Outlet, com venda a varejo aberta ao público. As demais estão no marketplace Sou do Rio, com o objetivo de promover a conexão de outros setores com a indústria da moda. O movimento foi criado no ano passado, a fim de valorizar o que é produzido no estado e, com isso, estimular o desenvolvimento socioeconômico local.
Conexão com o Brasil e o mundo
Karina Faria, sócia-fundadora e designer da marca de sapatos infantis Babouabu, considera importante estar no evento para promover a empresa e fazer contatos. “Estamos interessados também em focar mais a exportação e o Veste Rio atrai compradores internacionais. Acho que temos vocação, porque nossos produtos são artesanais, de couro e com diferenciais de sustentabilidade”, ressalta ela.
Já Fabiano Rocha, coordenador da linha de móveis Leve da D&C, participa do espaço Sou do Rio para divulgar seu novo produto, cujo lançamento no mercado está previsto para 2019. “Aproveitamos a oportunidade de mostrar o produto para o público pela primeira vez e ainda estamos ouvindo o setor para compor nossos móveis com estampas diferenciadas. O produto tem tudo a ver com a moda, porque os módulos possuem capa de tecido. A pessoa pode levar novas tendências para dentro da casa”, revela Rocha.
Durante o evento, a Firjan SENAI ofereceu 15% de desconto em vários cursos de seu portfolio. Com foco na geração de negócios, o Veste Rio é uma das principais feiras do país nesse segmento, antecipando as tendências das futuras estações. A edição atual trabalhou a moda Outono-Inverno.
Alunos da Firjan SENAI SESI também participaram do Veste Rio.