A Firjan Caxias e Região reuniu, na última terça-feira (7/11), os empresários do Conselho Empresarial para o último encontro do ano. Além de seguirem com as discussões da pauta de trabalho, os industriais tiveram a oportunidade de ver de perto a ampliação de portfólio da Casa Firjan, parte da estratégia de atuação para o fortalecimento da indústria.
O presidente da Firjan Caxias, Roberto Leverone, propôs um debate sobre as perspectivas econômicas para o próximo ano, a partir de análises apresentadas pela área de Estudos Econômicos da Firjan. Na ocasião, foram apresentados os temas centrais que servirão de base para as ações do ano de 2024, entre os quais, a segurança pública.
“Estou muito satisfeito, pois vimos que estamos seguindo no caminho certo, elencando para o próximo ano algumas demandas de trabalho de grande importância para o crescimento do estado e evidentemente, para o desenvolvimento da nossa região. Estamos muito otimistas”, enfatizou o empresário Roberto Leverone, destacando que a iniciativa de ter a Casa Firjan como base para o último encontro do ano teve o propósito de inserir os conselheiros neste novo espaço de formação, capacitação e desenvolvimento. O ambiente conta com ampliação de portfólio para o atendimento de demandas de empresas, sociedade civil, academia e poder público, para a promoção de debates e reflexões sobre inovação, futuro e nova economia.
No debate sobre economia, os empresários acompanharam as perspectivas a partir de dados sobre a conjuntura mundial, nacional e estadual que podem impactar nas atividades industriais. “É importante falar dos cenários para entender um pouco das mudanças de padrões da economia. E vale a pena olhar para o ponto de vista macroeconômico e entender os impactos para a economia em 2024”, explicou o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart, que destacou os resultados positivos do PIB no primeiro semestre de 2023, com alta de 3,7% no Brasil e 4,6% no estado do Rio, dado puxado pela indústria extrativa e pela agropecuária.
O economista da Firjan abordou também os resultados de geração de emprego, que apesar da desaceleração, apresenta resultado acima do esperado no Brasil (+177,8 mil vagas) e no Rio de Janeiro (+13,7 mil vagas), no acumulado de janeiro a setembro deste ano. Durante a reunião, foi apresentada ainda a expectativa de juros e inflação para o fechamento de 2023 e previsões para 2024 e 2025. Diante do cenário, foi abordado o índice de Confiança do Empresário Industrial, que apresentou elevação no primeiro semestre. No entanto, já foram notadas alterações nos últimos meses, com o registro de queda do indicador. “Quando o empresário não confia, não investe. Quando não investe, não gera emprego, não gera renda e faz com que a economia pare de andar”, pontua Goulart.
E nesta linha, a Casa Firjan se mostrou importante ambiente para incentivar os empresários a pensarem em inovações para o desenvolvimento dos negócios. Os conselheiros foram apresentados às várias alternativas de cursos, capacitações, workshops e consultorias possíveis com o foco no desenvolvimento das atividades. Conheceram de perto os laboratórios de fabricação digital, os FabLabs, e puderam ter a dimensão das diversas possibilidades de inovação para suas empresas.
“Vamos continuar atuando com o intuito de trazer inovações, estamos sempre investindo o nosso tempo para melhorias das atividades”, destacou o empresário, integrante do conselho, Sérgio Scodro, da Cantuti Logística, que se mostrou entusiasmado com as oportunidades apresentadas pela Casa Firjan para o melhor desenvolvimento dos negócios.
 |
Empresários da representação regional Baixada II debateram temas de relevância para a região e conheceram estrutura da Casa Firjan |
Ampliação de portfólio da Casa Firjan
Os empresários do conselho da Firjan Caxias e Região tiveram a oportunidade de conhecer toda a nova estrutura que a Casa Firjan oferece para o desenvolvimento dos negócios. Os industriais foram apresentados ao espaço de inovação, focado no trabalho integrado para oferecer soluções para o melhor desempenho dos negócios.
Mantendo-se firme no propósito de ser um ambiente físico e digital de inovação e tendências, conectada com o futuro e comprometida em entregar soluções para a Nova Economia, a Casa Firjan atualizou o cardápio de cursos, capacitações, workshops e consultorias. Os laboratórios de fabricação digital, os FabLabs, também foram fortalecidos e se desdobraram em múltiplas possibilidades. Tendo o empresário e profissionais como prioridade, a Casa agregou o educador ao seu público.