A partir de 11 de setembro, os teatros Firjan SESI estarão de volta com espetáculos presenciais. O primeiro show acontece com Sandra de Sá, no teatro Firjan SESI Jacarepaguá, a partir das 20h. Até o fim do mês, também haverá apresentações nos palcos do Centro e de Caxias com a peça, Era Medeia.
Todos os protocolos de segurança serão mantidos e a capacidade de lotação dos teatros será reduzida para 40%, com 61 lugares. Também haverá distanciamento entre as poltronas, fornecimento de álcool gel, medição de temperatura e o uso da máscara será obrigatório 100% do tempo.
Conforme o coordenador de cultura e educação da Firjan, Antenor José de Oliveira Neto, a cadeia produtiva da cultura esteve represada desde março por conta da pandemia e, agora, tem um papel fundamental na reconstrução das cidades e da socialização.
“O Rio de Janeiro tem essa vocação cultural na veia. Faz parte do nosso DNA. Estamos muito felizes em poder anunciar a volta dos espetáculos presenciais nos teatros Firjan SESI e sentir, novamente, o brilho que é a presença dos artistas no palco.”
Os ingressos para os espetáculos dos teatros Firjan SESI Centro poderão ser adquiridos somente pelo site www.sympla.com.br.
Leia também: Teatros Firjan SESI apresentam o projeto Animadinhos Ciberteatro
Sobre os espetáculos
A primeira artista a subir aos palcos do Teatro Firjan SESI, Sandra de Sá, comemora seus 40 anos de carreira em um show recheado de grandes sucessos. A apresentação será uma viagem no tempo, com sucessos como: “Retratos e Canções”, “Sozinha”, “Vale Tudo”, “Olhos Coloridos”, “Bye, bye Tristeza” e “Soul de Verão”.
Cantora, compositora e instrumentista, Sandra de Sá não ultrapassou quatro décadas de sucesso por mero acaso. Vinda de uma família de músicos, a artista ouvia de tudo na infância e adolescência, chegando a frequentar alguns dos mais famosos bailes da periferia carioca.
Esse mix de sons, ritmos e influências foram devidamente processados e resultaram em uma obra única e apreciada por fãs de todas as idades, credos e cores. Do Brasil e do exterior. Aliás, a artista conquistou diversas premiações nacionais e foi indicada ao Grammy Latino de 2010 por “AfricaNatividade – Cheiro de Brasil”.
Confira a agenda de Sandra de Sá nos teatros Firjan SESI:
Teatro Firjan SESI Jacarepaguá, 11/09, às 20h
Teatro Firjan SESI Centro em 17/09, às 19h; 18/09, às 17h
Teatro Firjan SESI Duque de Caxias, em 24/09, às 20h
O segundo espetáculo a marcar o retorno presencial aos teatros Firjan SESI é a peça de teatro Era Medeia. Com supervisão de Cesar Augusto, texto e direção de Eduardo Hoffmann e argumento de Marina Monteiro, a peça se passa durante os ensaios de uma adaptação da tragédia “Medeia”, de Eurípedes. A montagem é pano de fundo para uma discussão que passa pelo machismo, o abuso de poder, a exposição da vida privada e a importância do processo na criação artística.
Em cena, estão os atores Eduardo Hoffmann e Isabelle Nassar. Ele vive Pedro Lobo, um diretor excêntrico, e ela é Verônica Albuquerque, uma atriz insegura. O público é convidado a assistir a um ensaio aberto do espetáculo no qual estão trabalhando juntos. Aos poucos, o passado deles vem à tona e os espectadores passam a ser testemunhas de um acerto de contas íntimo entre os personagens.
“A escolha de Medeia como o texto que os personagens ensaiam tem um propósito: é um ícone da representação de uma mulher que rompe com os padrões sociais estabelecidos. Apesar de tomar atitudes cruéis, ela é uma personagem que não fica à mercê das decisões e escolhas dos homens à sua volta”, explica o ator e diretor Eduardo Hoffmann.
Confira a agenda da peça Era Medeia nos teatros Firjan SESI:
Teatro Firjan SESI Jacarepaguá, 18/09, às 20h
Teatro Firjan SESI Centro em 24/09, às 19h e 25/09, às 17h