
Antonio Carlos Vilela, 2º vice-presidente da Firjan CIRJ, e Eliane Damasceno, gerente de Responsabilidade Social da Firjan SESIFoto: Cláudia Dantas/Firjan
A celebração dos 15 anos do SESI Cidadania, principal programa de investimento social da Firjan, teve início nesta quarta-feira (26/3), com o lançamento de um estudo do Decola Cria, iniciativa coordenada pelo Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), da qual a Firjan faz parte. O evento foi realizado na sede da federação e teve a participação de cerca de 150 pessoas. O mote foi o debate sobre a formação profissional e a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mercado de trabalho.
Ofertar oportunidades de inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mercado de trabalho é um dos pilares do SESI Cidadania. Antonio Carlos Vilela, 2º vice-presidente da Firjan CIRJ.
“Ofertar oportunidades de inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mercado de trabalho é um dos pilares do SESI Cidadania. Fazemos isso por meio da facilitação do acesso à qualificação profissional em cursos da Firjan SENAI e do acompanhamento de desenvolvimento humano, por meio de oficinas da Firjan SESI”, destacou Antonio Carlos Vilela, 2º vice-presidente da Firjan CIRJ, durante a abertura do evento.

Vilela ainda ressaltou a relevância da união entre organizações que possam contribuir para o desenvolvimento de futuros mais promissores para a juventude, sobretudo a mais pobre. Fruto desta união, foi lançado, durante o encontro, o “Mapeamento de Ecossistema de inclusão produtiva jovem na cidade do Rio de Janeiro”. O estudo é da iniciativa Decola Cria, com realização do Cedaps e do Instituto Veredas e apoio da Firjan SENAI SESI, Instituto Coca-Cola Brasil, Fundação Roberto Marinho, Secretaria Especial da Juventude Carioca (JuvRio) e da Global Opportunity Youth Network (Goyn).
ACESSE O MAPEAMENTO completo DO DECOLA CRIA "Ações como o lançamento do Mapeamento de Ecossistema, que acontece através de uma articulação multisetorial, refletem a importância e a potência dessas parcerias em movimentar caminhos para uma sociedade mais justa e inclusiva para a juventude. Principalmente porque esse esforço coletivo acontece com a participação horizontal e ativa de jovens, mostrando que quando os diversos setores da sociedade trabalham de forma colaborativa é possível alcançar a inclusão socioprodutiva que tanto almejamos. E essa é a essência do Decola Cria”, declara Ives Rocha, assessor de Articulação Institucional e Parcerias do Cedaps.

Ives Rocha, assessor de Articulação Institucional e Parcerias do Cedaps | Foto: Claudia Dantas/Firjan
O objetivo do estudo, que foi apresentado por Vahid Vahdat, diretor executivo adjunto do Instituto Veredas, é mapear e enfrentar as dificuldades que levam adolescentes e jovens a ficar sem estudo e sem trabalho. O mapeamento foi feito durante o segundo semestre de 2024. E, entre os dados coletados, se destaca: aproximadamente um a cada três jovens na cidade do Rio não estão trabalhando nem estudando ou estão inseridos de forma precária no mundo trabalho.
De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), em 2023, 239.268 jovens não estavam estudando nem trabalhando. Desses, 62% tinham entre 18 e 24 anos, na transição entre escola e trabalho. E entre os que apenas trabalham, 37% (173.989 jovens), estavam inseridos em um contexto informal. E esses jovens que não estão estudando nem trabalhando tipicamente se encontram entre os 25% mais pobres da cidade e precisam lidar com diversos estigmas, relacionados ao território de onde vem e às estruturas de raça e gênero. A maioria são mulheres (60%), com destaque para as mulheres negras (35%).
Exposição “Onde as Histórias se Cruzam”
Ainda foi lançada a exposição “Onde as Histórias se Cruzam”, com imagens, áudios, vídeos e textos registrados por membros do Conselho Jovem do Decola Cria durante a elaboração do mapeamento. Durante 30 dias, eles compartilharam suas rotinas por meio de um diário de campo. A exposição é um convite a mergulhar nas histórias de cada jovem, moradores de favelas e periferias do Rio, estudantes, artistas, comunicadores, mobilizadores e ativistas sociais.
Sobre o SESI Cidadania
É um programa social da Firjan SESI que tem por objetivo desenvolver ações e projetos em territórios com vulnerabilidade social nas áreas de educação, esporte, lazer, cultura e empreendedorismo.
Criado em 2010, o programa vem ampliando oportunidades de inclusão para o mercado de trabalho através do acesso à qualificação profissional, desenvolvimento de atividades sócio-esportivas e educacionais contribuindo para melhoria na qualidade de vida dos participantes.