Evandro de Freitas Junior, presidente do SindistalFoto: Vinicius Magalhães
O Semin XIV, do Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Rio de Janeiro (Sindistal), patrocinado pela Firjan SENAI, debateu em 26/11, na Casa Firjan, o futuro das instalações prediais no estado do Rio de Janeiro. O evento mostrou oportunidades do mercado, apontou desafios do setor e apresentou estratégias para atrair novos clientes.
Em vídeo gravado especialmente para o evento, Luiz Cesio Caetano, presidente da Firjan, ressaltou a relevância desses diversos temas para o setor e o aprimoramento dos serviços. “Destaco aqui a importância de sempre considerarmos o cenário de transição energética com benefícios em diversas áreas e, claro, oportunamente, para o setor de instalações para o avanço em novos negócios com fontes renováveis e inovação tecnológica", acrescentou Caetano.
O presidente afirmou ainda ser “importante destacar a Firjan SENAI, que qualifica profissionais para esse mercado tão essencial para o desenvolvimento”.
O presidente do Sindistal, Evandro de Freitas Junior, afirmou que o setor “está num momento de se reinventar, quebrar velhos paradigmas e continuar caminhando de mãos dadas. E, para isso, a associação ao sindicato é fundamental”. Evandro fez um apelo às concessionárias de serviços para que, antes de contratar, avaliem melhor as empresas e os técnicos cariocas e fluminenses. Ele acrescentou que os desafios são grandes e a indústria de instalações precisa estar pronto para sobrepujar cada um deles.
Francisco Lowndes Castel-Branco, vice-presidente de Comunicação e Marketing do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais em todo o Estado do Rio de Janeiro (Secovi Rio), mostrou o tamanho das oportunidades para os prestadores de serviço no mercado de condomínios, composto atualmente por 39.140 em situação regular.
“Esses condomínios arrecadam por mês R$ 1,4 bilhão. Desse valor, 21% é gasto com manutenções. Ou seja, existe mercado. E 80% desses condomínios estão aqui perto da gente, na região metropolitana do Rio”, incentivou o especialista do Secovi.
Olindino Cerqueira, vice-presidente do Conselho Regional de Técnicos (CRT), defendeu a reserva de mercado de técnicos com carteira do CRT na contratação para obras. Ao tratar de ações da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar), Sérgio Coelho, superintendente de Energias Limpas no governo do estado do Rio de Janeiro, destacou o projeto ‘Empregos Azuis, um mar de oportunidades’ para “capacitar profissionais do estado a custo zero, em parceria com a Firjan SESI”.
O painel “Firjan SENAI & Energy Day - Cenário da Transição energética na perspectiva das instituições” encerrou o seminário, com palestras de Vinicius Ayrão, engenheiro eletricista da Sinergia e diretor Técnico do Sindistal; Maíra Campos, superintendente de Energias Limpas na Seenemar; e Isaque Ouverney, gerente de Infraestrutura da Firjan, mediados por Pablo Nogueira, especialista Técnico no Centro de Referência em Construção Civil e Energias Renováveis da Firjan SENAI.