
Carla Pinheiro (Firjan), Heloisa Aguiar (sec. est. da Mulher) e Fernanda Curdi (SEDEICS)Foto: Paula Johas
A Firjan e suas instituições receberam, em 31/3, o Selo Empresa Amiga da Mulher, categoria ouro, durante solenidade, em Copacabana, com a participação do governador Cláudio Castro. Concedida pelas secretarias estaduais da Mulher e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e Serviços, a certificação reconhece organizações fluminenses que contribuem com ações e projetos em defesa dos direitos da mulher no Rio de Janeiro. Ao todo, 64 empresas foram agraciadas.
“O prêmio comprova a atuação do Sistema Firjan pela equidade de gêneros e pela promoção de um ambiente empresarial inclusivo, que apoia o empreendedorismo feminino e combate a violência contra as mulheres”, analisou Carla Pinheiro, diretora da Firjan e presidente do Conselho Empresarial de Mulheres, que esteve acompanhada no evento da vice-presidente do Conselho, Márcia Carestiato Sancho, e da diretora de Gestão de Pessoas, Diversidade e Produtividade do Sistema Firjan, Adriana Torres.
 |
Adriana Torres, Renata Daflon (Holográfica), Carla Pinheiro, Andréia Repsold (LIDE Rio de Janeiro) e Márcia Carestiato Sancho | Foto: Paula Johas |
Para receberem a honraria as empresas tiveram que apresentar uma carta de compromisso com planejamento de ações, projetos e programas, bem como convênios, parcerias com órgãos ou empresas públicas ou privadas, entidades filantrópicas e associações que visem à qualificação profissional, a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento da mulher no mercado de trabalho e na sociedade.
As empresas tiveram que divulgar, interna e externamente, ações afirmativas e informativas sobre temas voltados aos direitos da mulher, principalmente sobre a Lei Maria da Penha, e demais dispositivos legais que tratem do enfrentamento à violência contra a mulher.
Fernanda Curdi, secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Estado, explicou que a iniciativa não apenas reconhece, mas incentiva práticas que valorizam e promovem o potencial feminino no ambiente de negócios e no trabalho. “Neste segundo ano, alcançamos o dobro de empresas certificadas e colocamos o estado com o maior número de empresas certificadas no Brasil. No entanto, é fundamental que os homens também estejam engajados nesta causa de igualdade de gêneros com as mulheres”, enfatizou.
Secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar, lembrou que as mulheres ainda continuam enfrentando desigualdade salarial, dificuldade de ascensão profissional e ambientes de trabalho marcados por assédio e discriminação. “O Selo é uma prova concreta de que empresas podem e devem ser agentes de transformação social. Estamos premiando 64 corporações e filiais que assumiram o protagonismo na promoção em defesa dos direitos das mulheres. Empresas que compreendem que equidade de gêneros não é uma pauta opcional, mas uma necessidade urgente e inegociável para o desenvolvimento econômico e social do estado e do país”, salientou.