Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação / Firjan

Selecionada nova marca da RioFilme, criada por alunos da Firjan SENAI SESI Maracanã

A equipe chamada “Terror”, composta por Maria Júlia de Souza e Nathan Moura dos Santos, foi a vencedora, com um logo que lembra a tela ou o foco de uma câmera aliada ao sinal +.

A equipe chamada “Terror”, composta por Maria Júlia de Souza e Nathan Moura dos Santos, foi a vencedora, com um logo que lembra a tela ou o foco de uma câmera aliada ao sinal +.Foto: Vinícius Magalhães

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 08/10/21 19:31  -  Atualizado em  08/10/21 20:06

Para uma RioFilme mais aberta a todo tipo de distribuição audiovisual, foi escolhida, nesta sexta-feira, 08/10, em evento na Casa Firjan, a nova marca da instituição pública municipal, criada por alunos do Ensino Médio da Escola Firjan SESI articulado com o Curso Técnico de Design da Firjan SENAI Maracanã, através de parceria com o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav). “A RioFilme sempre foi um motor do desenvolvimento do audiovisual no Rio e no país. Criada quando o cinema era a porta de entrada e não havia streaming”, ressaltou Leonardo Edde, vice-presidente da Firjan e presidente do Sicav. 

Além da marca, a parceria com a Firjan vai proporcionar à RioFilme um novo planejamento estratégico para adequá-la ao mercado atual. “A indústria criativa fortalece o nosso “soft power”. O audiovisual perpassa até as indústrias mais tradicionais”, reforçou Edde, que aproveitou para agradecer o incentivo do prefeito Eduardo Paes e do secretário municipal de Governo e Integridade Pública do Rio, Marcelo Calero.

O secretário lembrou o processo de escolha da marca dos 450 anos do Rio, do qual também participou. "A RioFilme, criada na década de 1990, precisa de atualização para refletir uma política pública permanente para a cidade. Assim, nenhum outro governante poderá destruir sua missão”, sintetizou Calero.

Eduardo Figueira, presidente da RioFilme, fez um “briefing” para os alunos sobre a proposta da empresa no início da semana. “Adorei a ideia de trabalhar com a unidade Maracanã. Não imaginava que eles tinham um laboratório bem equipado e pessoas com tanta paixão pelo projeto”.

A equipe chamada “Terror”, composta por Maria Júlia de Souza e Nathan Moura dos Santos, foi a vencedora, com um logo que lembra a tela ou o foco de uma câmera aliada ao sinal +. Cinco duplas de alunos do curso de Design da Firjan SENAI Maracanã participaram do Grand Prix durante toda a semana, que culminou com a apresentação dos trabalhos, em 08/10. Em segundo lugar, ficou a dupla Luiz Eduardo Lima e Maria Clara Moraes, e em terceiro, Ian Resende Souza e Luiz Arthur Vieira.

 

firjan-senai-grand-prix_vinicius-magalhaes_4984.jpg
A competição fez parte do Grand Prix, um grande projeto da Saga SENAI de Inovação. | Foto: Vinícius Magalhães.

 

A competição fez parte do Grand Prix, um grande projeto da Saga SENAI de Inovação, que é uma metodologia de aprendizagem, conforme destacou Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI: “Um produto que vem ao encontro do novo Ensino Médio, integral e profissionalizante. É preciso ressignificar o que é inovação”. 

Regina Malta, gerente geral de Educação da Firjan, agradeceu a oportunidade desse desafio real, que vai ajudar os alunos a serem incluídos “num setor tão importante como o do audiovisual e da cultura. Uma formação com pessoas de várias partes da cidade para construir juntos este estado, este país”.

As duas duplas mais bem classificadas receberam bolsas integrais para cursos na Firjan SENAI Maracanã, além de estágios remunerados em produções apoiadas pela RioFilme. A dupla classificada em terceiro lugar terá bolsa integral para cursos na Casa Firjan, além de estágio.

O evento de premiação contou ainda com a palestra do designer renomado, Walter Mattos: “Minha marca foi aprovada pelo cliente. E agora?”.

Para conheccer mais os projetos Grand Prix Firjan SENAI e assistir a todo o evento, clique aqui. 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida