APS e Principais Impactos na Saúde Integral foi o tema do primeiro painel.Foto: Paula Johas / Firjan
Na segunda parte do Saúde Talks 2024, evento promovido pela Firjan SESI, em 04/12, painéis e palestras discutiram inovação e segurança, liderança e saúde mental como estratégia de valor. Especialistas e líderes falaram sobre desafios e oportunidades em saúde e segurança no trabalho na Casa Firjan, que abrigou também um espaço dedicado à inovação. Com conexões estratégicas, o evento mostrou que cuidar das pessoas é o caminho para transformar empresas e a sociedade.
"Inovação e Novas Tendências em Saúde e Segurança" foi o tema central de um dos painéis, mediado por Henrique Marques, gerente de Saúde Integrada da Firjan SESI. Presente na mesa, Hebson Nery, diretor global de Saúde e Segurança da Vale, destacou o papel da tecnologia: “Hoje, com ferramentas de análise contínua, conseguimos prever riscos antes que eles aconteçam. Isso aumenta a segurança e protege nossos colaboradores."
Leia também: Saúde Talks 2024: Firjan SESI discute inovação e produtividade para uma indústria saudável
(...) com ferramentas de análise contínua, conseguimos prever riscos antes que eles aconteçam. Isso aumenta a segurança e protege nossos colaboradores. Hebson Nery, diretor global de Saúde e Segurança da Vale.
Já Rogério Nersissian, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Shell Brasil, ampliou o debate sobre engajamento: “Embora a tecnologia seja essencial, nada substitui a conexão humana. É essencial alinhar inovação às necessidades reais das pessoas, ajustando práticas de forma ágil. Investir em saúde e segurança é construir um futuro sustentável e competitivo."
Cláudia Morgado, diretora da Escola Politécnica da UFRJ, apontou a importância de uma cultura organizacional madura: “A segurança deve ser encarada como um processo contínuo, onde o erro seja tratado como oportunidade de aprendizado.”
No mesmo painel, Clovis Queiroz, diretor da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), enfatizou a integração entre áreas: “Neste ano, iniciou-se um debate sobre risco biológico, que continuará em 2025 com provável adoção de uma convenção internacional sobre o tema. O Brasil busca normatizações mais realistas."
|
Leonardo Pires de França (Ambev), Lisia Buarque (ABSS), Rodrigo Santiago (Firjan), Renata Filardi (Farmoquímica) e Denizar Vianna (Rio Health Forum). Foto: Paula Johas / Firjan. |
Ciências de dados, liderança, saúde mental, ergonomia e inclusão
Na parte da manhã, as mais de 500 pessoas presentes puderam acompanhar o painel "APS e Principais Impactos na Saúde Integral", com Mario Kandelman, superintendente da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), Emmanuel Lacerda, superintendente de Saúde e Segurança na Indústria do Departamento Nacional do SESI, Paulo Sardinha, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil), e Renato Cony, representante da Secretaria Municipal de Saúde do Rio.
É essencial alinhar inovação às necessidades reais das pessoas, ajustando práticas de forma ágil. Investir em saúde e segurança é construir um futuro sustentável e competitivo. Rogério Nersissian, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Shell Brasil.
O debate "O Impacto Social da Inteligência Artificial e da Ciência de Dados na Saúde" foi mediado por Rodrigo Santigo, presidente do Conselho de Relações Internacionais da Firjan e líder do grupo de trabalho (GT) do Complexo Econômico-Industrial de Saúde do Rio de Janeiro. Os convidados foram: Renata Filardi, líder de RH da Farmoquímica, Leonardo Pires de França, gerente de segurança do trabalho na Ambev, Denizar Vianna, presidente do Rio Health Forum, e Lisia Buarque, da Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS).
À tarde, o campeão olímpico de vôlei, Nalbert Bitencourt, e o diretor executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis, conversaram durante a palestra "Jornada de um Líder". E as profissionais Samara Macedo, da Froneri, Adriana Monsueto, da Gerdau Brasil, e Eduardo Ferreira Arantes, da Braskem, debateram a “Saúde mental: do bem-estar à saúde baseada em valor”, sob a mediação de Adriana Torres, diretora de Gestão de Pessoas, Diversidade e Produtividade da Firjan.
Encerrando o evento, a mesa “Ergonomia e acessibilidade na inclusão de PCDs” reuniu Claudia Araújo da Silva, da Subsecretaria de Políticas Inclusivas da Casa Civil do Governo do RJ, Luciano Garotti, do Centro de Pesquisas da Petrobras, e Lucy Mara Baú, da Associação Brasileira de Ergonomia e Fatores Humanos (Abergo). O painel foi mediado por Eliane Damasceno, gerente de Responsabilidade Social da Firjan SESI.
O evento contou ainda com um espaço estratégico que reuniu 22 startups especializadas em saúde e segurança no trabalho. Projetado para promover interações práticas, o local conectou empreendedores, empresas e autoridades, fomentando parcerias e negócios.