Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, na abertura do evento.Foto: Paula Johas / Firjan
As tendências, inovações e soluções da área de saúde foram os principais temas discutidos no Saúde Talks 2024, realizado pela Firjan SESI. Autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de empresários e representantes de instituições de pesquisa, lotaram os espaços da Casa Firjan durante o evento em 04/12. Mais de 500 pessoas compareceram aos cinco painéis e três palestras que compuseram a programação.
“Com o propósito de liderar a agenda da Indústria na promoção da saúde com maior equidade, lançamos o Saúde Talks em benefício do bem-estar e qualidade de vida do trabalhador. Nosso objetivo é conectar todo o ecossistema de saúde, por meio de painéis sobre tendências e inovações, discussões e reflexões sobre os principais desafios desta área tão importante, promovendo a competividade e produtividade do setor industrial fluminense”, destacou Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
Leia também: Saúde Talks 2024: desafios das empresas para impulsionar a produtividade é tema de painéis de evento
Representando o Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Industrial da Saúde, falou sobre os desafios da pasta e a inserção do Brasil em importantes fóruns, como a Assembleia Mundial da Saúde, da OMS, e a Organização Panamericana de Saúde. “Sem saúde digital não conseguimos lidar com as pandemias. No G20, foi criada uma coalizão global para a produção local e regional de produtos de saúde. A retomada do desenvolvimento no estado do Rio passa pela indústria, inovação e saúde global”, garantiu Gadelha.
Nosso objetivo é conectar todo o ecossistema de saúde, por meio de painéis sobre tendências e inovações, discussões e reflexões sobre os principais desafios desta área tão importante, promovendo a competividade e produtividade do setor industrial fluminense. Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
O papel da Fiocruz também como uma potência industrial foi ressaltado pelo presidente da fundação, Mario Santos Moreira. “Ficamos para o fim da fila da vacina na época da pandemia porque o 'Norte global' comprou toda a produção. Na balança comercial da saúde, vemos o descompasso entre o acesso universal desses bens. Por outro lado, a indústria farmacêutica brasileira vem se desenvolvendo nos últimos anos. Já o Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (CIBS), em Santa Cruz, já recebeu mais de R$ 1 bilhão de investimento público e recursos do PAC devem ser alocados para as obras”, destacou ele, citando o futuro campus da Fiocruz localizado no bairro da zona oeste da capital.
Trazer a Saúde para a agenda empresarial também é um dos objetivos do evento, segundo Emmanuel Lacerda, superintendente de Saúde e Segurança na Indústria do Departamento Nacional do SESI, em painel do Talks. “A Saúde entra na agenda das empresas de várias formas e isso repercute em termos de produtividade e de engajamento. O diálogo entre os setores público e privado interfere nas agendas empresariais e esse evento conecta todas elas”.
|
Presentes na abertura: Rogério Nersissian (Shell Brasil); Alexandre dos Reis (Firjan SENAI SESI); Carlos Gadelha (Ministério da Saúde); Luiz Césio Caetano; Mario Moreira (Fiocruz); Emmanuel Lacerda (Departamento Nacional do SESI). Foto: Paula Johas / Firjan |
Durante o Saúde Talks 2024, foram firmados importantes acordos com instituições do setor. Uma carta de intenção foi assinada entre a Firjan SESI e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, com a presença do presidente da Firjan, do diretor executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis, e do subsecretário de Promoção, Atenção Primária, Vigilância e Saúde Mental da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Renato Cony. O objetivo é potencializar ações na assistência à saúde da população carioca.
A Saúde entra na agenda das empresas de várias formas e isso repercute em termos de produtividade e de engajamento. Emmanuel Lacerda, superintendente de Saúde e Segurança na Indústria do Departamento Nacional do SESI.
Junto ao Centro Regional de Odontologia do Rio (CRO-RJ), foi assinado um protocolo de intenções, com a presença do diretor executivo da Firjan SENAI SESI e do presidente do CRO-RJ, Outair Bastazini Filho, sobre cooperação técnica e soluções para a Indústria nas áreas de Promoção à Saúde e Odontologia. Por fim, foi celebrado acordo de cooperação entre a Firjan SESI e a presidente da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo), Lucy Mara Baú, para desenvolver projetos nesta área.
O Saúde Talks contou também com um ambiente imersivo de realidade virtual, com simulação de treinamento das normas NR35, de trabalho em altura, e NR11, sobre movimentação de carga.
Saiba mais sobre a programação do Saúde Talks 2024