Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Infraestrutura

Saneamento básico é tema de seminário promovido pela Firjan

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 19/11/20 12:10  -  Atualizado em  23/11/20 15:01

A Firjan realizou hoje (23/11) o seminário “Visão do Saneamento – Brasil e Rio de Janeiro”. O evento, transmitido através do YouTube, contou com a participação do presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira; do ministro da Economia, Paulo Guedes; do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Gustavo Montezano; e do governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

O objetivo foi promover o debate sobre o quadro atual do saneamento básico no Brasil e identificar caminhos para a realização de investimentos. Apesar de ser condição primordial para o desenvolvimento socioeconômico, o país tem relevantes déficits de cobertura. No Rio de Janeiro, por exemplo, mais de um milhão de pessoas não possuem acesso a abastecimento de água, mais de cinco milhões não possuem coleta de esgoto e mais de 60% do esgoto não é tratado, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

O seminário teve dois painéis. O primeiro, sobre o cenário nacional, contou com a participação de Renan Calheiros Filho, governador do Estado de Alagoas; do deputado federal Hugo Leal; de Martha Seillier, secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI); e do economista Cláudio Frischtak.

O segundo focou em questões relacionadas ao Rio de Janeiro. Participaram desse debate Fábio Abrahão, diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do BNDES; Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento; José Eduardo Gussem, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro; Renan Ferreirinha, deputado estadual; e o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida