Realizada no Palácio Guanabara, a cerimônia foi comandada pelo governador Cláudio CastroFoto: Vinícius Magalhães | Firjan
O governo do estado lançou, nesta segunda-feira (16/12), o projeto-piloto ‘RJ Mobilidade Sustentável’. O objetivo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa na mobilidade urbana por meio de uso de ônibus movido a gás natural/biometano e desenvolver um nicho do maior mercado de gás no Rio, para fins automotivos.
Realizada no Palácio Guanabara, a cerimônia de lançamento do projeto contou com a presença do empresário Celso Mattos, vice-presidente da Firjan e presidente do Sindirepa.
A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Transporte e de Energia e Economia do Mar e o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ), e visa consolidar o Rio de Janeiro no processo de transição energética do país.
Os veículos utilizados terão tecnologia a gás híbrida, capaz de reduzir em até 20% as emissões de CO2, principal agente do aquecimento global, em comparação ao diesel de ônibus comuns, além de quase 85% e 90% das emissões de material particulado e óxidos de nitrogênio, poluentes associados a maior incidência de doenças cardiovasculares.
Também participaram do evento o governador Cláudio Castro, o secretário de Transporte, Washington Reis, o secretário de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho, entre outras autoridades.
|
O empresário Celso Mattos com um dos veículos que serão usados no projeto |