A Firjan participou na quarta-feira, dia 25, da audiência pública 017/2022 referente à revisão tarifária da Enel Rio, em que foi apresentada a proposta de reposicionamento tarifário da distribuidora. A proposta encaminhada pela distribuidora está sendo avaliada pela Aneel e poderá trazer um efeito tarifário médio de 4,44% para o grupo da alta tensão (indústria) e 16,01% para o grupo B (pequenas indústrias, comércio e residencial).
A Firjan pleiteou a redução dos índices do reajuste e nesse sentido recomendou que a Agência revise a trajetória do repasse das perdas não técnicas para a tarifa do consumidor, considerada alta pela federação. Também solicitou a redução do limite permitido de interrupções de fornecimento da energia previsto para ciclo tarifário 2023-2027.
A Firjan reforçou que é necessário modificar a política energética para que as revisões tarifárias passem a apresentar resultados positivos para os consumidores. Para avançar nessa direção, sugeriu a criação de um trabalho em conjunto com as distribuidoras de energia, estado e consumidores que traga soluções para o combate às perdas e a modernização dos indicadores de qualidade para que se ajustem à realidade do setor industrial.
A Aneel irá avaliar as contribuições apresentadas e, se considerar pertinentes, poderá modificar os índices propostos. Os novos valores para a tarifa de energia da Enel Rio passarão a valer a partir de 15 de março de 2023.