Firjan e demais instituições discutem nova concessão da rodovia que liga dos estados do Rio de Janeiro e Minas GeraisFoto: Paula Johas
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se reuniu com entidades empresariais para discutir o modelo do edital de concessão do trecho da BR-040 entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora (MG). O encontro, realizado na sede da Firjan em 31/1, foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o processo.
“A reunião foi muito produtiva para o esclarecimento das dúvidas que existiam. Há 10 anos a gente luta pelas obras de duplicação da BR-040 no trecho da Serra de Petrópolis e também em outras áreas críticas como na Baixada Fluminense. Dessa vez as promessas sairão do papel”, afirmou Mauro Viegas Filho, presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan.
Entre os temas abordados, foram discutidos, principalmente, os desafios para a duplicação da Serra de Petrópolis. A previsão é que a nova subida da Serra seja entregue até 2031, incluindo a construção de dois novos túneis.
O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, destacou a importância do diálogo no processo de concessão. “Acreditamos que esse é o melhor projeto para a BR-040. E a melhor forma de mitigar qualquer problema é com transparência e diálogo”, disse.
A modelagem da nova concessão foi aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em novembro.
Além da Firjan, participaram da reunião diretores e técnicos da ANTT e representantes da Fecomércio-RJ, da Prefeitura de Petrópolis, da Câmara dos Deputados, além de usuários da rodovia.