No terceiro evento da Rede de Oportunidades de Óleo, Gás e Naval, a Firjan reuniu em sua sede, no Centro, em 22/09, cerca de 200 empresários fluminenses interessados em fornecer para a Equinor. O programa consiste em uma série de encontros com grandes empresas demandantes, que apresentam seus horizontes de oportunidades e requisitos de compras a potenciais empresas fornecedoras.
“O objetivo é aproximar cada vez mais nossa indústria dos demandantes desse grande mercado de óleo, gás e naval. Queremos potencializar para a Equinor e as outras empresas convidadas novos fornecedores capazes e qualificados para atender às demandas. Nas nossas estimativas de mercado, estão previstos investimentos de mais R$ 300 bilhões no triênio 2022-2024, gerando espaço para que a indústria fluminense participe mais. São 10 novos sistemas de produção que estão para entrar em funcionamento”, contextualizou Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan.
Clique AQUI e acesse a apresentação do evento.
Rafael Tristão, head de Supply Chain na Equinor, apresentou as áreas em que a empresa já está produzindo e o cronograma das próximas entregas, além dos esforços para construir soluções de baixo carbono. “Vamos investir US$ 15 bilhões no Brasil até 2030, e o mais importante é ter fornecedores capacitados e competentes para juntos seguirmos nessa jornada. A gente precisa que a indústria fluminense consiga atender às demandas de forma sustentável e com segurança”, ressaltou.
O contato dos fornecedores com a Equinor será através da equipe comercial e o cadastro deve ser feito no site da empresa. O portal está voltado para fornecedores de materiais. No caso de serviços, os projetos devem ser enviados aos compradores. Cássia Rosa, principal consultora de compras na Equinor, destacou que, além do cadastro, os empresários podem se aproximar por meio de reuniões como esta da Firjan ou por relacionamento com os compradores. “Solicitamos algumas certificações e esperamos que os fornecedores também sigam metas de redução de CO2 e tenham soluções digitais”, pontuou Cássia.
A Equinor é uma operadora de óleo e gás internacional, que possui três áreas em operação no Brasil e outras seis em sociedade. “Uma forma de ajudar é na qualificação das empresas. Nessa reunião, mostramos o que é preciso para ser um fornecedor da Equinor. Enviamos um material especial para a empresa associada com um extrato de inteligência competitiva e sobre o demandante. A expectativa é ajudar a indústria a fazer mais negócios e a ganhar competitividade”, afirmou Heber Bispo, coordenador da Cadeia de Valor Petróleo, Gás e Naval da Firjan.