Em mais um episódio da websérie Óleo, Gás e Naval, especialistas se reuniram em 25/08, para apresentar e debater os caminhos para investir em tecnologia no atendimento às grandes demandas do setor produtivo, com o apoio da Firjan. Durante o encontro, que teve como tema “Tecnologia na prática e recursos de fomento – Como sua empresa pode fazer parte dessa jornada de transformação”, foram apresentados programas como a Plataforma Inovação para a Indústria, do SESI SENAI, que financia o desenvolvimento de serviços inovadores, e ferramentas de tecnologia que estão revolucionando a Industria, como o Digital Twin, ou gêmeo digital. O encontro teve mediação de Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval na Firjan.
Após fazer uma apresentação sobre a evolução do setor industrial, fazendo paralelos com o mercado automobilístico, Carlos Magno, gerente geral de Negócios da Firjan, falou sobre tecnologia e desenvolvimento empresarial a partir da concepção de inovação, e apresentou como a Firjan pode atender o mercado de Óleo e Gás, com destaque para atuação do SENAI.
“A Firjan SENAI está preparada para atender os desafios não só de grandes operadores e fornecedores, mas também das médias e pequenas empresas, que vêm demandando a prestação de serviços de tecnologia e a aplicação de ferramentas digitais nas suas operações. É fundamental que essas empresas conheçam as competências e os recursos que o SENAI disponibiliza. Estamos sempre conectados à inovação em produtos, processos e modelos de negócio e vários projetos podem ser construídos em parceria”, afirmou Magno.
Tami Martins Vivas, coordenadora de Captação de Recursos da Firjan SESI, detalhou a proposta da Plataforma Inovação para a Indústria, edital do SESI SENAI que financia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade do setor produtivo brasileiro. “A minha recomendação ao empresário é: ‘não desista do projeto por falta de recursos’. O posicionamento da nossa área é o de contribuir com a captação de recursos e abrir as portas para possibilitar o desenvolvimento do projeto. A proposta é reduzir riscos tecnológicos e financeiros, promovendo uma otimização da segurança e da saúde da indústria”, detalhou.
Diego Cordeiro Barboza, pesquisador sênior do Instituto SENAI de Inovação, apresentou o Digital Twins, ou gêmeos digitais, tecnologia que vem sendo aplicada pelas empresas, inclusive de petróleo e gás, para desenvolver, avaliar e aprimorar produtos. O gêmeo digital cria uma réplica virtual, completamente fiel a um objeto físico, capaz de fornecer todas as perspectivas e dados importantes sobre o produto.
“É uma forma de olhar uma réplica do que está acontecendo no chão de fábrica em tempo (quase) real, com sensores que capturam dados dos equipamentos e do ambiente. O Digital Twin vê como as máquinas estão operando e se comunicando. Reduz riscos e erros porque permite que se façam testes, ensaios e treinamentos que simulam a realidade”, explicou Barboza.
A Websérie Óleo, Gás e Naval da Firjan acontece todas as terças, às 16h. Veja a playlist.
Assista ao vídeo completo do encontro de 25/08: