<img height="1" width="1" style="display:none;" alt="" src="https://px.ads.linkedin.com/collect/?pid=4124220&amp;fmt=gif">
Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Educação

Projeto Moda Itinerante chega a Duas Barras com cursos gratuitos para o setor da moda

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 20/04/2022 16:20  -  Atualizado em  08/08/2023 12:08

Depois de Cordeiro, agora é a vez de Duas Barras inaugurar oficialmente nesta terça-feira (19/04) o projeto “Moda Itinerante”, uma parceria da Firjan SENAI com o Sindvest Nova Friburgo. O programa oferece turmas presenciais de costura básica para produção, além de abranger também aulas na modalidade EAD em empreendedorismo, custos industriais e marketing de moda. Os moradores do município receberão qualificação profissional gratuita por meio da unidade móvel, que ficará durante dois meses próximo ao ginásio, no centro da cidade.

Apenas para o curso de costura básica para produção se inscreveram 236 pessoas. Foi feito então um processo seletivo, no qual 40 inscritos foram selecionados para as aulas presencias. O curso foi iniciado dias antes da inauguração do espaço, que aconteceu nesta terça, mas o tempo já foi suficiente para os alunos iniciarem uma linha de produção de confecção. Segundo Marcelo Porto, Vice-presidente da Firjan e Presidente do Sindvest, a parceria traz uma oportunidade de estimular a mão de obra local, desenvolvendo toda a cadeia de produtiva do município.

“O grande número de inscritos demonstra não só a força do setor, como também o interesse dos profissionais em se especializarem cada vez mais. Esta é uma oportunidade de transformar a vida das pessoas, trazendo emprego e renda. A ideia de interiorizar a qualificação profissional se baseia fundamentalmente, em melhorar a qualidade de vida da população e estimular a economia de toda a cidade. Todo mundo ganha, e Duas Barras tem tudo para se desenvolver cada vez mais” destacou Marcelo Porto.

A Unidade Móvel contou com o apoio da secretaria municipal de Assistência Social, na seleção dos interessados, e da prefeitura, na cessão do espaço. O prefeito de Duas Barras, Dr. Fabricio Luiz Lima Ayres, exaltou a dedicação dos futuros profissionais, e destacou que pretende construir um espaço para as costureiras venderem seus produtos na cidade.

"As pessoas precisam se tornar independentes profissionalmente, precisam de oportunidade. E essa é uma chance de ouro para desenvolver uma habilidade que ninguém tira da gente, uma profissão. Por isso, pretendemos investir em mais cursos profissionalizantes aqui em Duas Barras, para que os bibarrenses conquistem sua autonomia profissional”, destacou o prefeito.

O secretário de Assistência Social, Wemerson Luiz Zão, destacou que pretende investir em novas iniciativas como esta.

"A gente quer trabalhar o desenvolvimento do município e dar oportunidades. Nós temos uma demanda grande por uniformes, por exemplo, e futuramente vocês poderão estar fornecendo para a prefeitura", afirmou, enquanto o secretário de Governo, Arthur Lutterbach, acrescentou a necessidade de regularização, e que a Sala do Empreendedor na sede da prefeitura está à disposição para dar qualquer orientação.

Também estiveram presentes Milena Cariello, coordenadora operacional de Educação Profissional do Espaço da Moda da Firjan SENAI Nova Friburgo; a coordenadora da Firjan Nova Friburgo, Renata Medeiros; Cinthia Moura, analista de relacionamento da Firjan Nova Friburgo; e Juliana Munhé, analista de relacionamento do Sindvest para a Unidade Móvel, além de assessores e diversos secretários e vereadores do município.

Quem quiser fazer algum dos cursos EAD ainda disponíveis, deve ir até a unidade móvel ou se informar pelo telefone do sindicato: 22 99207-4687.

Desenvolvimento em toda a região

Além de Cordeiro e Duas Barras, moradores de Nova Friburgo, Macuco, Bom Jardim e Carmo também serão contemplados com o projeto, que vai até janeiro de 2023. A expectativa é de formar cerca de 720 profissionais para o setor têxtil. Em todas as cidades, o projeto conta com a parceria das prefeituras com a cessão do espaço, a infraestrutura e segurança para a Unidade Móvel.

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida