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Programa Petrobras Conexões para Inovação investirá R$ 60 milhões em startups

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Publicado em 08/07/2019 18:04  -  Atualizado em  08/07/2019 18:32

A Casa Firjan sediou, em 5/7, a cerimônia de lançamento do 1º Edital do Acordo de Cooperação, assinado pelo Sebrae Nacional, Sebrae-RJ e Petrobras. O entendimento faz parte da ação Petrobras Conexões para Inovação, que busca estimular o ecossistema de inovação das startups, pequenas empresas inovadoras e instituições de ciência e tecnologia, promovendo soluções tecnológicas para os negócios de petróleo, gás natural e energia.
 
“A Petrobras sempre teve DNA de inovação e cooperação. Queremos agora nos aproximar e estimular o ecossistema de startups, de modo a gerar grandes transformações digitais nas áreas que selecionamos como prioritárias”, explicou Rudimar Lorenzatto, diretor de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia da Petrobras.
 
Antonio Florencio de Queiroz, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RJ, afirmou como a ferramenta será importante para desenvolver a cadeia produtiva de P&G. “O Programa disponibiliza recursos de inovação para micro e pequenas empresas de petróleo, dos mais diversos segmentos, para que se insiram nesse mercado gigante”, comentou. Ele lembrou ainda que o estado do Rio é o principal player e que gera muitas oportunidades para essas empresas.
 
Na opinião de Raul Sanson, vice-presidente da Firjan, a iniciativa é muito importante para trazer mais competitividade às empresas brasileiras: “O mercado de P&G é internacional, e é imprescindível a inovação para ajudar a diminuir custos e ser mais produtivo”.
 
Karine Fragoso, diretora-geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), destacou o avanço do mercado nos últimos anos. “A partir de 2017, tivemos 71 áreas arrematadas, sendo 70% offshore, e desse resultado, quase 30% na área de pré-sal. Tivemos todas as grandes operadoras de petróleo se apresentando em busca de diversificar seu portfólio. Só de bônus de assinatura foram US$ 7 bilhões. Nos próximos seis ou sete anos, teremos algo em torno de R$ 30 bilhões em recursos a serem investidos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”, anunciou ela, que também é gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan.
 
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Karine Fragoso, diretora-geral da ONIP, destacou que nos próximos anos serão cerca de R$ 30 bilhões em recursos disponíveis para investir em P&D,I
 
Por dentro do edital
 
A ação prevê o financiamento de até 10 projetos, em seis diferentes áreas, com valores que vão de R$ 500 mil a R$ 1,5 milhão, totalizando R$ 10 milhões nessa primeira etapa do programa. Nos próximos cinco anos, devem ser investidos até R$ 60 milhões, 100% não- reembolsáveis. Os editais terão como temas desafios técnicos de interesse da Petrobras. O primeiro contempla as seguintes linhas temáticas: captura, utilização e armazenamento de carbono, energias renováveis, corrosão, nanotecnologia, novas tecnologias e catalisadores.
 
Podem se inscrever qualquer micro ou pequena empresa inovadora, com ou sem parceria de instituições científicas e tecnológicas. As inscrições abrem em 1/8 e podem ser feitas até o dia 5/9, no site do Sebrae , onde é possível também obter mais informações sobre o edital.
 
As empresas selecionadas terão até 24 meses para desenvolver seus projetos. Na seleção, serão avaliados o impacto da solução proposta para o negócio da Petrobras, a consistência e a viabilidade do projeto, incluindo sua facilidade de implantação, a capacidade técnica da equipe, o grau de inovação, o nível de maturidade tecnológica e o potencial de ganho de escala.
 
Suporte da Firjan SENAI
 
Além disso, os interessados terão suporte dos Institutos de Inovação (ISIs) da Firjan SENAI para o desenvolvimento de suas ideias e participarão do Programa de Empreendedorismo Tecnológico, aplicado pelo Sebrae-RJ, que tem como objetivo promover a competitividade das empresas. Entre as atividades gratuitas previstas estão: diagnóstico de maturidade da gestão; capacitação e/ou consultoria para melhoria de processos gerenciais ou tecnológicos; e apoio para acesso a mercado, como treinamento de pitch, catálogos de produtos e participação em feiras do mercado de petróleo ou afins.
 
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