<img height="1" width="1" style="display:none;" alt="" src="https://px.ads.linkedin.com/collect/?pid=4124220&amp;fmt=gif">
Portal Sistema Firjan
menu

Notícias

Firjan / Educação

Programa LuZ: Firjan SENAI SESI e Lubrizol preparam mulheres da Baixada para a indústria

Tempo médio de leitura: ...calculando.

Publicado em 06/02/2023 14:17  -  Atualizado em  06/02/2023 16:56

Promoção da inclusão, com respeito à diversidade foi o mote do Programa LuZ, que promoveu qualificação profissional para mulheres cisgênero e transgênero, na Baixada Fluminense. Com a primeira turma, o projeto social formou nesta segunda-feira (6/2), profissionais capacitadas a atuarem como assistentes de produção industrial. A iniciativa, realizada pela Firjan SENAI Nova Iguaçu, em conjunto com a Divisão de Projetos Integrados em Responsabilidade Social da Firjan SESI e a Lubrizol, teve como foco o desenvolvimento de habilidades sociais e competências técnicas, por meio da qualificação profissional e de temas relacionados à formação cidadã.

Iniciado em setembro de 2022, o curso foi voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, maiores de 18 anos e com ensino fundamental completo. “O olhar para a inclusão e diversidade é transformador. Ações como esta são muito importantes para a mudança de cultura no mundo corporativo e da nossa sociedade como um todo”, destacou Kátia Turra, gerente da Firjan Caxias e Região, que representou o presidente da representação regional, Roberto Leverone durante a cerimônia de formatura.

Com grande expectativa de inserção no mercado de trabalho, esta será a primeira de muitas outras especializações de interesse das novas profissionais. “O curso para mim foi uma transformação. Com o curso tive o convívio com pessoas diversas, com o mesmo objetivo, trabalhando em grupo. Essa é uma experiência que vou levar para a vida toda”, destacou a aluna transgênero Naomy Souza Silva, de 32 anos.

Moradora de Belford Roxo, para ela, além de formação e qualificação profissional, o curso proporcionou inclusão. “Para nós é sempre dito muito não, o que faz com que desacreditemos da vida. Com o curso, pela primeira vez me senti incluída, abraçada, respeitada, valorizada”, complementa Naomy que quer seguir com a formação técnica, buscando novos cursos para atuar na área industrial: “Nunca imaginei que um dia fosse querer isso e hoje quero, quero muito mais conhecimento, pois sei posso”.

Segundo Wagner Sa, presidente da Lubrizol Brasil, a diversidade é um tema bastante discutido, principalmente por conta do movimento do ESG, que está trazendo mudanças em muitas corporações. “Essa parceria com a Firjan foi um grande passo para oferecer às mulheres cis e transgênero, cursos de capacitação para ocuparem cargos no mercado de trabalho em condição de igualdade com os homens”. O executivo comenta que a parceria rendeu bons frutos. “Estamos felizes por termos atingido o objetivo de capacitar essas pessoas e esperamos que possam ocupar cargos no mercado de trabalho”, diz.

O curso buscou não apenas o desenvolvimento da qualificação profissional, mas focou em habilidades sociais e competências socioemocionais, de forma que as alunas consigam melhor se colocar no mercado de trabalho. “Esse é um projeto muito especial para todos nós. A indústria é feita de pessoas e pessoas capacitadas e cuidadas fazem uma indústria melhor. Empresas que têm esse olhar, como a Lubrizol, contribuem para que outras sigam pelo mesmo caminho”, destacou Eliane Damasceno, coordenadora de projetos integrados de Responsabilidade Social da Firjan SESI.  

Inserção de trabalhadoras na indústria

Valesca Santos de Oliveira, aos 42 anos comemora mais uma conquista na sua trajetória profissional. Formada em Administração de Empresa, com pós-graduação e curso de especialização na área, após ficar desempregada identificou no curso a oportunidade de ter mais uma formação e desta vez, na área que sempre vislumbrou. “Sempre tive vontade de entrar na indústria, mas o mercado era sempre muito restrito e com o curso, vi essa oportunidade. O curso mudou a minha vida e abriu horizontes para o meio industrial. Vi que há grandes oportunidades e espaço para mulheres”, destacou.

Para a aluna, o curso foi fundamental para quebrar paradigmas. Ela percebeu que é possível as mulheres também atuarem em funções antes consideradas apropriadas apenas para homens. “O maior aprendizado foi a aceitação do próximo, o entendimento da diversidade. Tivemos a oportunidade de estar com pessoas de histórias diferentes, mas com os mesmos objetivos: mulheres trans e mães solteiras que estão se permitindo a ter uma vida melhor. Desejo que as mulheres nunca desistam de seus sonhos, que acreditem que são capazes e não deixem se abater pelo primeiro não”, reforça.

O curso realizado pela Firjan SENAI SESI capacitou as alunas a realizarem recebimentos, expedição e armazenamento de mercadorias e produtos, monitorar o processo de produção industrial, realizar controle de produção e planejamento em conformidade com normas e procedimentos técnicos. 

 
Para Empresas
Competitividade Empresarial Educação Qualidade de Vida